A British School Lisbon (BSL) assinou uma parceria com a Associação Naval de Lisboa (ANL)

0

BSL irá fornecer velas para barcos da associação e aulas de vela para os alunos do quinto ano.

A British School Lisbon (BSL) assinou uma parceria de dois anos com a Associação Naval de Lisboa (ANL) e irá fornecer velas para os barcos Optimist, Omegas e Laser. A ANL é o clube náutico mais antigo da Península Ibérica e mantém a escola de formação de velejadores com cursos de iniciação, que agora é oferecido aos alunos da BSL. As atividades de vela serão realizadas numa localização histórica e com longa tradição náutica – o Pólo Náutico de Belém, local com grande afluência de público e visibilidade.

O objetivo das aulas anuais de vela é sensibilizar os alunos para os princípios básicos do desporto, permitir-lhes navegar um pequeno barco à vela de forma autónoma e adquirir uma base elementar de conhecimentos náuticos. Cada aula dura três horas, e o curso ensinará às crianças os princípios de segurança da vela através de atividades, tanto dentro como fora de água. O projeto é liderado pelo professor de Educação Física da BSL, Carlos Regatero, e por instrutores totalmente qualificados da ANL.

Carlos Regatero é responsável, juntamente com a diretora da escola, Zoë Hubbard, pela entrega de um currículo desportivo envolvente. O principal objetivo é oferecer um número diversificado de atividades para cada aluno trabalhar as suas competências, descobrir os seus pontos fortes e desenvolver novos interesses.
“Na água, os estudantes podem desenvolver várias atividades, enquanto aprendem a navegar. Reforçamos, assim, a importância do companheirismo e os estudantes também aprendem a ultrapassar desafios”, explica Carlos Regatero.
A vela será oferecida como aula todos os anos a estudantes com idades entre os 9 e os 10 anos.
“Todos os anos, introduziremos um desporto diferente. É bom ver os estudantes ansiosos por estar no ano 5, o equivalente ao ano 4 em Portugal, e ter a oportunidade de velejar. Esta é uma idade ideal para começar”, acrescenta.
“A escola sente que é importante maximizar as oportunidades que a vida em Lisboa e perto da orla marítima oferece aos nossos alunos. Esperamos que a parceria com a ANL seja o início de um interesse vitalício na navegação para alguns dos nossos alunos”, esclarece Zoë Hubbard.
A oportunidade de poder navegar num ambiente urbano é uma experiência única oferecida agora pela BSL. Para Filipe Castro, coordenador da ANL, esta parceria reforça a importância histórica da associação naval.
“A ANL tem uma longa tradição no mundo náutico, desde 1856, e a parceria com a BSL baseia-se na partilha dos mesmos valores – educação, sucesso, aprendizagem e a autonomia das crianças e dos jovens. Esta parceria dará maior projeção a ambas as instituições, reforçando a contínua evolução e aquisição de conhecimentos por parte dos jovens”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta