Os armadores, capitães e tripulações da impressionante seleção de embarcações reunidas para a 29.ª edição da Superyacht Cup Palma estão a ultimar os preparativos antes do início das regatas, na próxima quinta-feira.
A prova estreia nova sede no Club de Mar-Mallorca.
As tripulações das 11 embarcações inscritas já podem avaliar os seus adversários nas respetivas classes da regata de superiates mais antiga da Europa, cujas divisões acabam de ser anunciadas.
Na ultra competitiva Classe A, o duelo do ano passado entre os Hoek Truly Classic Atalante e Vijonara repete-se, mas ambos terão também de enfrentar outro veterano de 2024: Cervo, um modelo Tripp com 39 metros de comprimento.
A esta mesma classe juntam-se dois estreantes na Superyacht Cup Palma: Gelliceaux, um Southern Wind desenhado por Farr, e Linnea Aurora, um Truly Classic 128 também da autoria de Hoek. Um quinteto de alto nível que alia elegância e velocidade.
“É fantástico voltar a competir com os nossos amigos e rivais do ano passado”, afirma Tony Rey, membro da equipa táctica do Vijonara. “Também é emocionante dar as boas-vindas a novos concorrentes, que trazem sempre algo fresco e, por vezes, inesperado à regata.”
“No ano passado tivemos a sorte de vencer o Atalante, mas sabemos que teremos de nos esforçar tanto ou mais se quisermos ter alguma hipótese de repetir a proeza”, acrescenta.
Entretanto, a Classe B apresenta um leque variado de possibilidades e resultados em aberto, incluindo a hipótese de o Wally de 24 metros Rose —que no ano passado revalidou o título absoluto da Superyacht Cup de 2023— se tornar a primeira embarcação a vencer o evento por três vezes consecutivas.
Para tal, terá de enfrentar um potente quarteto de Baltic 68 Café Racers —Ganesha, Hormar, Open Season e Pink Gin Verde— e ainda um sloop de 24 metros, o Y8 Sveam, que se estreia em competição.
“Provavelmente nem é preciso dizer que os dois últimos anos foram muito emocionantes, com regatas fantásticas ao longo do percurso. Será que conseguimos repetir? Vamos dar o nosso melhor, como farão os restantes barcos da nossa classe e do resto da frota. Ganhemos ou não, será mais uma experiência inesquecível aqui na Superyacht Cup Palma”, comenta Ben Potter, capitão do Rose.
A equipa organizadora do evento também está a ultimar os preparativos finais. A sua diretora, Kate Branagh, sublinha “Um dos momentos mais especiais de fazer parte de um evento como este é quando os barcos começam a chegar, atracam, e os armadores e tripulações podem reencontrar-se e preparar-se para a competição. Contar este ano com o nosso novo Venue Partner, o Club de Mar-Mallorca, trouxe um valor acrescentado, e esperamos usufruir de um ambiente fabuloso tanto em terra como nas várias atividades sociais que preparámos.”
A jornada de quarta-feira, 25 de junho, será dedicada ao registo das embarcações e tripulações, seguido do Captain’s Briefing e do Welcome Cocktail no pontão da Superyacht Cup Palma. As provas no mar —coordenadas pela equipa de regatas do Real Club Náutico de Palma— terão início às 13:00 horas de quinta-feira, 26 de junho, com o Pantaenius Race Day.