A tecnologia avançada da Yamaha é agora ainda mais compacta com o novo motor F20

0

O fabricante japonês de motores fora de borda Yamaha acaba de anunciar o lançamento do novo motor F20. Este motor versátil de 2 cilindros a 4 tempos combina potência e reatividade e proporciona uma condução muito suave. A excecional economia de combustível significa também um maior respeito pelo ambiente, graças à redução das emissões de escape.

A aplicação de uma portabilidade autêntica a um motor fora de borda com uma performance tão elevada e dinâmica apelou às competências avançadas de engenharia e desenvolvimento pelas quais a Yamaha é reconhecida, sendo o seu notável resultado não apenas a portabilidade, mas também um conjunto de funcionalidades e opções novas e práticas – e uma relação peso-potência inigualável por qualquer motor competitivo.
Nos últimos anos, o F25 de maior dimensão demonstrou ser um dos motores mais bem-sucedidos da Yamaha, conquistando o coração de utilizadores fiéis em todo o mundo, com a sua fiabilidade resistente e móvel, a sua economia e a sua grande facilidade de utilização. O motor F20 mais recente partilha agora muitas das tecnologias principais do F25 e proporciona a mesma capacidade e o mesmo apelo abrangentes a uma nova audiência.
Não só a performance é mais suave e impressionante, como também dispõe de muitas funcionalidades ponderadas que tornam a vida dentro e fora de água mais divertida e descontraída. Por exemplo, a portabilidade e o armazenamento são de extrema facilidade graças ao peso reduzido, mas também ao novo design prático da pega de transporte e das almofadas de amortecimento convenientemente posicionadas. A manutenção também é simples. Um conector para tubo de fácil acesso na carenagem inferior permite remover sal e sujidade das entradas de água sem ser necessário arrancar o motor. Esta é uma forma simples e rápida de reduzir a corrosão e alargar a vida útil e o valor de revenda do motor.
O sistema de injeção eletrónica de combustível (EFI) sem bateria assegura um arranque fácil, mesmo nas condições mais difíceis, estando agora disponíveis opções de arranque manual ou elétrico/manual. Também é garantida uma condução mais suave, um resultado direto do novo sistema de montagem do motor de grande alcance. E Power Tilt num motor de 20 CV!
A conveniência da opção de arranque elétrico proporciona também uma compatibilidade total com o sistema digital de rede avançado da Yamaha, que inclui a disponibilidade de manómetros claros e elegantes, oferecendo ao condutor uma seleção abrangente de informações sobre a performance do motor e os dados em execução, bem como um nível de controlo mais preciso e descontraído.

O manípulo multifunções da cana do leme é outra opção atrativa. Introduz um controlo de mudanças montado à frente, ao alcance do condutor, e possui uma cana e um punho de torção do acelerador amplos e resistentes para uma condução, manuseamento e manobrabilidade mais confortáveis. O sistema VTS (velocidade de ajuste variável) integral não só proporciona um ralenti inferior ao normal, também permite controlar a velocidade de ajuste em passos simples de 50 rpm, o que é ideal para a pesca. Esta nova vantagem está incluída de série nos modelos de manípulo da cana do leme e como opção nos modelos de controlo remoto do F20.
Com gráficos elegantes e uma conduta de admissão de ar para a drenagem de água concebida de forma inteligente, a nossa mais recente carenagem superior de uma peça complementa este novo F20.

Ficha técnica
Modelo: F20G | Fabricante: Yamaha | Tipo de motor: 4 tempos / 2 cilindros / 4 válvulas / SOHC |
Cilindrada: 432 cc | Potência no veio da hélice: 14,7 kW a 5500 rpm | Gama de funcionamento na aceleração máxima: 5000 – 6000 rpm | Relação de caixa de velocidades: 2,08 (27/13) | Sistema de indução de combustível: Injeção eletrónica de combustível (EFI) | Sistema de ignição: CDI | Sistema de lubrificação: Cárter húmido | Capacidade do depósito de óleo (litros): 1,1 | Alternador: 12 V – 16 A com retificador/regulador | Sistema de arranque: Manual (MH), Manual/Elétrico(WH), Elétrico (E, EP) | Controlo (opções): Punho (MH,WH), Controlo remoto (E, EP) | Trim e Tilt: Power Tilt (EP) (opção) / Manual Tilt (MH,E,WH) | Sistema de navegação em águas pouco profundas de série: 2 posições | Altura recomendada do painel de popa: S: 429 mm / L: 556 mm | Peso em seco com hélice (kg): 56 (E) | Modelos disponíveis: MH / WH / E / EP.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta