“Altair” vence a Panerai Transat Classique 2015

0

PANERAI TRANSAT CLASSIQUE ARRIVÉE ALTAIR FORT DE FRANCECom a vitória do “Altair” na Panerai Transat Classique 2015, um verdadeiro ícone mundial da vela clássica acrescentou o seu nome ao troféu do Atlantic Yacht Club. Esta maravilhosa escuna de 1931 é, para os amantes da vela de todo o mundo, um paradigma de elegância, pelas linhas sublimes, pelo cuidado e precisão dados ao seu restauro e pelo fantástico desempenho na mais prestigiada regata do circuito Mediterrâneo. Com a sua notável vitória em tempo real e tempo corrigido, numa corrida que o levou de Lanzarote a Fort-de-France, o Altair foi elevado ao estatuto de lenda.
No segundo lugar do pódio encontra-se o “Argyll”, construído em 1948 e concebido pelo célebre arquiteto americano Olin Stephens, um nome que atrai a admiração de qualquer marinheiro que se preze.
Reunida para a aventura por Sabine Masquelier sob o comando do skipper Emmanuel Fontaine, extremamente conhecido pelo seu incrível sucesso nas várias edições do Panerai Classic Yachts Challenge, a equipa mostrou determinação e notável competência em vela durante a regata. “Geweneven”, construído em 1975, completa o trio vencedor. Além de ser a embarcação mais pequena da corrida, esta também foi desenhada pelo génio arquiteto Olin Stephens. Obteve um desempenho impressionante tendo em conta as condições difíceis prevalecendo nos primeiros dois terços da corrida. Um pódio constituído por três veleiros de três eras diferentes, com três tamanhos diferentes (134’, 57’ e 38’) e com três velas diferentes (escuna, iole e saveiro), é um final adequado para o Panerai Transat Classique 2015, um evento verdadeiramente excecional que é inclusivo, equilibrado e oferece aos seus concorrentes a mesma hipótese.
Esta edição do Panerai Transat Classique foi incrível por variadíssimas razões. Primeiramente, a velocidade dos veleiros foi fenomenal e todos estabeleceram novos recordes pessoais no que toca à distância percorrida em vinte e quatro horas e velocidades altíssimas. A encabeçar a lista dos mais velozes desta frota está o “Argyll” atingindo um pico de 18,8 nós, sendo que os 18,2 nós registados a bordo do “Vagabundo II” também merecem o nosso respeito. Estas são velocidades de manobra impressionantes para veleiros clássicos. E desempenhos destes são ainda mais impressionantes quando se tem em conta a excelente condição física destes veleiros e marinheiros aquando da sua chegada a Fort-de-France. De facto, nenhum veleiro reportou danos graves ou ferimentos de um membro da equipagem. Esta é uma das mais importantes lições a tirar destas últimas semanas, porque todos os participantes se comprometeram a velejar velozmente e em segurança. Foi um extraordinário Panerai Transat Classique 2015, também pelo elevado nível de competição. As distâncias entre cada veleiro, embora desse a sensação de se tratar de uma frota incoerente, eram sempre mínimas. Os seis veleiros chegaram num período de doze horas de diferença, no dia 23 de janeiro, provando a intensidade da luta no oceano, indubitavelmente em grande medida devido à presença de alguns marinheiros de primeira liga. Sem nenhuma ordem particular contou-se com a presença de Bruno Jourden no Corto, campeão mundial de Sonar por várias vezes e detentor de uma medalha dos Paraolímpicos de Pequim; Thierry Duprey du Vorsent a bordo do “Amazon”, antigos tripulantes de Loïc Peyron no Trofeu Jules Verne em 2011-2012, a bordo do Maxi Banque Populaire V; e Gildas Mahé a bordo do “Gweneven”, um veterano do Figaro e do Transat Ag2r com Jean Le Cam e Bernard Stamm
Iniciada em 2012, a parceria da Atlantic Yacht Club com a Officine Panerai é uma extensão natural do compromisso da marca de alta relojoaria desportiva florentina com a vela clássica. A Officine Panerai é já o líder indiscutível nesta área graças ao seu patrocínio do Panerai Classic Yachts Challenge, o principal circuito internacional para estas belas embarcações. “Elegância, história, mestria artesanal, singularidade. O fascínio da vela vintage é o produto de valores antigos, partilhado com a marca de relojoaria de luxo desportiva. O Panerai Transat Classique 2015 é um evento que não só expressa esses mesmos valores, mas também abarca uma grande paixão pelo mar, um sentido de desafio e a audácia de confrontar o oceano”, declara Angelo Bonati, CEO da Officine Panerai.PANERAI TRANSAT CLASSIQUE ARRIVÉ ALTAIR FORT DE FRANCE

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta