Alterações globais nas zonas húmidas ajudam a compreender o declínio de aves costeiras

0

Estudo sobre as alterações ambientais nas zonas húmidas foi publicado na Science of the Total Environment, uma das mais prestigiadas revistas na área das Ciências do Ambiente a nível mundial. O estudo, da autoria de quatro investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), sugere que as alterações poderão ser críticas para a conservação de aves limícolas costeiras, em particular para algumas espécies do leste da Ásia, que se encontram à beira do colapso populacional devido à perda de habitat.
A equipa de investigadores da Ciências ULisboa quantificou pela primeira vez a nível global as alterações ambientais que podem ajudar a compreender este fenómeno. Recorrendo a classificações de imagens de satélite, a equipa quantificou as mudanças de habitat que ocorreram nas últimas duas décadas, em 907 áreas costeiras de reconhecida importância para as aves e para a biodiversidade, localizadas nas regiões costeiras de todo o mundo. Os investigadores olharam em particular para alterações nos habitats que as aves usam para se alimentarem durante a maré vazia, e para repousarem durante a maré cheia.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta