Antigua Classic Yacht Regatta marca o início da 12.ª edição do Panerai Classic Yachts Challenge

0

Panerai Classic Yacht Challenge  2014 XI Copa del Rey Clasica Menorca 2014 Ph: Guido Cantini/Panerai/Sea&See.comA 12ª edição do Panerai Classic Yachts Challenge está prestes a ter um início auspicioso na ilha Antígua, nas Caraíbas. A tradicional Regatta Antigua Classic Yacht ocorre entre os dias 13 e 19 de abril e é a primeira das 10 etapas que formam o circuito de vela vintage e clássico internacional patrocinado pela marca de alta relojoaria desportiva Florentina. O Challenge decorre até setembro e abrange o Mar Mediterrâneo, a América do Norte e a Ilha de Wight na Grã-Bretanha.

Mais de 40 veleiros já se inscreveram para 29.ª edição do Antigua Classic, que goza da bem-merecida reputação de ser um dos eventos realmente imperdíveis no calendário internacional, atraindo muitos das mais belas embarcações todos os anos. A frota será dividida nas seguintes categorias: Época, Clásicos, Tradicionais, Clásicos modernos, Espírito de tradição e Grandes veleiros. Estão previstas quatro competições, uma por dia, entre os dias 15 e 18 de abril. As regatas serão precedidas no dia 14 de Abril pela 17.ª edição da Single Handed Race, uma competição reservada a veleiros conduzidos em solitário apenas pelo skipper e outro membro da equipa a bordo por questões de segurança. Nesta ocasião, a frota será dividida em dois grupos baseados no seu comprimento: abaixo de 14 metros (aproximadamente) e acima de 14 metros (aproximadamente). O dia 17 de abril traz a tradicional Parade of Classics no estaleiro do Nelson, que também acolhe a cerimónia de entrega de prémios e festa da tripulação no dia seguinte

Panerai Classic Yacht Challenge  2014 Regates Royales 2014 Ph: Guido Cantini/Panerai/Sea&See.comO maior veleiro a participar neste ano é o Adix, uma escuna de três mastros de 65 metros, construída em Espanha, em 1984. Em 1992, venceu a corrida transatlântica desde as Ilhas Canárias a São Salvador que comemora o 500.º aniversário da descoberta da América. Adix tem o mérito de já ter feito duas voltas ao mundo (1991-1997 e 2003- 2006).

Em 2002, venceu o famoso record do Atlântico, demorando apenas 11 dias, 16 horas e 36 minutos a atravessar o Atlântico de Nova Iorque a Inglaterra. Adix não é o único gigante a participar em Antígua, no entanto. O Columbia de 43 metros, uma réplica da escuna áurica Gloucester, também marcará presença. O veleiro original foi lançado em 1923 e era usado para a pesca nos grandes bancos. Antes de naufragar por causa do furacão ao largo da Nova Escócia, em 1927, também concorreu contra o lendário Bluenose na International Fishermen’s Cup Races. O novo Columbia foi construído em aço, em 2014, pelo Eastern Shipbuilding Group na cidade do Panamá, Florida, usando os planos originais.

Alexa of London, um elegante cúter de 36 metros construído em 1992, vai participar nos Grandes Veleiros, junto do ketch de luxo Chronos (2013) e a escuna Argo (2006) e o Kairos (2007). O Rebecca de 42 metros, um ketch em alumínio concebido pelo argentino German Frers com os planos e linhas específicas dos designs clássicos de meados do século XX, também marcará presença.

El Oro tem uma história particularmente interessante. O veleiro de dois mastros foi construído em mogno e carvalho em 1974, para o Barão Marcel Bich, que popularizou a agora comum caneta esferográfica nos anos do Pós-Guerra. Lançado em França, El Oro possui uma proa de clipper semelhante à da embarcação de regatas Pen Duick III do famoso marinheiro Eric Tabarly. Após dois anos de restauro em Myanmar, velejou pela primeira vez na Tailândia, Indonésia, Bornéu e Hong Kong. El Oro foi transferido mais tarde para o Bálti, depois, para as Canárias de onde começou a sua viagem por Antígua com toda a equipagem da Austrália que está impaciente para competir numa regata tão importante.

Uma vez mais, a Antigua Classic Yacht Regatta provou ser um evento que, sem esforço nenhum, entrelaça a história a cultura subaquática e o sentido de fair-play entre os proprietários e as equipagens, quer sejam amadores quer sejam profissionais. Valores partilhados pela Officine Panerai, um patrocinador orgulhoso dos princípios do desporto da vela clássica.PANERAI

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta