Anuário Náutico 2024

0

Já está à venda a edição de 2024 da revista Anuário Náutico.

Novas gerações
A renovação de gerações, na liderança das empresas, é importante para a criação de uma nova dinâmica empresarial bem como no acrescentar de novos conhecimentos e vivências.
Em Portugal temos diversas empresas com dezenas de anos de atividade e que já iniciaram o processo de transição. Nesta edição fomos conhecer as realidades no Grupo Siroco e no Grupo Angel Pilot.
Ainda na área das novas gerações, o Grupo BBDouro tem vindo a afirmar-se como uma referência náutica no norte do país. Fomos até à Douro Marina conversar com Diogo Barros para conhecer melhor este projeto que se desenvolve com grande dinâmica, em diversas áreas da náutica de recreio.

A renovação de gerações nas empresas é um tema que preocupa a Europa e foi interessante seguir o International Breakfast Meeting, promovido pela European Boating Industry na Boot Düsseldorf 2024, em que o tema principal foi “Nova geração de líderes, novo investimento – uma mudança de direção estratégica para a indústria?”

Os principais construtores mundiais, durante os principais salões náuticos de Outono de 2023, alertaram que o mercado não iria permanecer com as taxas de crescimento verificadas sensivelmente nos últimos três anos. Este reajuste à nova realidade provocará, porventura, constrangimento nas empresas do setor e obrigará à implementação de novas estratégias.

Numa nota mais positiva destacamos a visita ao construtor nacional de barcos SunConcept que deixou o Algarve para se instalar na zona de Setúbal. Manuel Costa Braz foi o nosso guia na visita às novas instalações e desvendou alguns dos projetos desta marca, que aposta em energias alternativas.

O ano de 2024 começou com diversos conflitos internacionais a decorrer, com uma indefinição política nacional devido à queda do governo e com a instabilidade/incerteza das taxas de juro. A conjugação destes fatores não é muito favorável à criação de um ambiente de confiança para o cidadão e isso reflete-se, inevitavelmente, no setor da Náutica de Recreio, com as pessoas a retardar ou mesmo cancelar os seus investimentos em produtos náuticos.
A próxima edição da Nauticampo (17 a 21 de Abril), poderá ajudar a aferir sobre o atual estado do mercado nacional. Vasco de Melo Gonçalves

Esta edição pode ser comprada diretamente à editora Lobo do Mar, Lda, para tal, basta enviar um email para geral@lobodomar.net

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta