Demonstrando a sua abordagem pioneira à inovação, a Azimut apresenta, pela primeira vez, o “Neuron”, o sistema totalmente digital que redefine a experiência de navegação, tornando-a mais intuitiva, imediata e segura do que nunca.
A Azimut confirma a sua liderança em inovação, marcando um novo marco na digitalização da experiência a bordo com o “Neuron”. O proprietário está no centro de uma experiência tecnológica que privilegia a simplicidade e a eficiência, porque o tempo passado no mar deve ser vivido sem limites.
O Neuron é o novo sistema elétrico digital desenvolvido pelo Departamento Técnico da Azimut em parceria com a MDP Tech, concebido para uma gestão mais inteligente do iate. Esta inovação tecnológica não é um fim em si mesma, mas sim um serviço ao proprietário: a automação, o diagnóstico e a vigilância do iate podem agora ser controlados tanto através de uma aplicação como remotamente, melhorando de forma concreta a vida a bordo.
Graças ao Neuron, os proprietários podem beneficiar de um sistema avançado de automação do iate, que, com uma interface personalizável, permite tanto o controlo de vários sistemas como a análise remota da embarcação. Por exemplo, os sistemas de iluminação, climatização e entretenimento podem ser totalmente geridos, tanto a bordo como à distância.
O Neuron também permite a monitorização e o diagnóstico remotos, com controlo constante, reduzindo a manutenção rotineira e extraordinária em 70%. Além disso, mediante solicitação do cliente, oferece um serviço de assistência inteligente, permitindo que os técnicos de pós-venda — respeitando totalmente a privacidade do cliente — acedam diretamente ao sistema para realizar diagnósticos precisos e atempados, minimizando os tempos de resposta. Por exemplo, se o proprietário precisar de atualizar o sistema de entretenimento ou se surgir uma avaria, a ativação do suporte remoto permitirá uma resolução imediata, evitando a necessidade de intervenção presencial.
A fiabilidade e a capacidade de resposta são igualmente garantidas por uma abordagem de design baseada numa análise rigorosa de riscos, que permite ao sistema minimizar perturbações resultantes de eventuais problemas, tanto no mar como em terra. O sistema foi concebido para ser plug & play, permitindo a substituição rápida de componentes individuais — começando pelas unidades de controlo — tornando as intervenções rápidas e eficazes.
Os benefícios indiretos também são evidentes. O primeiro, e mais imediato, é a redução de 50% no peso da cablagem, o que permite uma otimização excecional dos espaços técnicos e liberta espaço a bordo para outras funções. Além disso, graças ao sofisticado sistema de gestão de energia, o consumo elétrico é ajustado com precisão de acordo com as necessidades reais, minimizando desperdícios. Finalmente, ao simplificar a organização do sistema elétrico, aumenta-se a fiabilidade geral da embarcação.
“O Neuron é um sistema altamente inovador. É uma inovação útil e prática, não um fim em si mesma, mas um meio poderoso. O Neuron melhora verdadeiramente a vida do proprietário, permitindo-lhe não só monitorizar a embarcação a partir de casa e gerir diretamente determinados sistemas com grande facilidade, mas também realizar testes de diagnóstico e reduzir a manutenção não programada. E, ao mesmo tempo, permite-nos, enquanto estaleiro, oferecer um produto ainda mais fiável. Tudo isto possibilita ao proprietário uma experiência a bordo mais tranquila e feliz”, comenta Ruggero Gandolfi, Diretor Técnico da Azimut.
O Neuron completou uma instalação experimental de seis meses a bordo de um Azimut Fly 53 e está prestes a entrar na fase final de verificação e testes, antes de se tornar o novo padrão para os barcos Azimut até 80 pés de comprimento num futuro próximo.