Bénéteau Océanis 40: Uma nova geração de veleiros de cruzeiro, 40 pés de elegância

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: Estaleiro.

Durante a edição do passado ano do Salão Náutico de Cannes, a Bénéteau deu grande destaque ás suas novas produções de veleiros, sobretudo ao novo First 50 e à nova geração de veleiros dedicados ao cruzeiro, com os modelos Océanis 46 e 40 a darem corpo à remodelação da gama. Esta é já a quarta geração de cruzeiros Océanis a ser lançada por esta marca francesa.

Um ano após o lançamento, esta gama provou continuar a ser um sucesso de vendas, demonstrando assim que se por um lado o mercado continua dinâmico e activo, os clientes continuam a ficar agradados e satisfeitos com a extrema qualidade e espírito marinheiro dos veleiros Bénéteau.


O Océanis 40 teve, desde o início, o seu caderno de encargos muito bem definido. Construir-se um puro veleiro de cruzeiro, utilizando os melhores materiais, utilizando a melhor tecnologia e assegurando um design, exterior e interior que não deixassem duvidas quanto ás suas origens, nem ninguém indiferente.
Se o caderno de encargos foi bem definido, a sua execução foi levada à risca e muito esmerada.

O casco e o convés foram desenhados pelo gabinete de arquitectos Berret-Racoupeau. Dos seus estiradores saiu um veleiro com verdadeira vocação para o mar, de linhas fluidas e sedutoras, formando um conjunto muito elegante.


Elegância será mesmo uma das palavra-chave para melhor descrever este cruzeiro de 40 pés. No Océanis 40 tudo gira em volta da extrema elegância e funcionalidade. Adjacente a estes dois factores está um barco com características muito marinheiras, de elevadas performances no mar e muitíssimo confortável tanto a navegar como na marina.

O principal objectivo quando do desenho do convés e poço foi o da funcionalidade e circulação, o que foi bem conseguido e o resultado final favorece bastante, não só a parte estética do convés, como e sobretudo a funcionalidade a bordo uma vez a navegar.
O poço é muito espaçoso, com uma mesa central bastante grande, com abas rebatíveis de ambos os lados. As duas grandes rodas de leme estão bem posicionadas e os espaços envolventes, para se estar ao leme, são muito ergonómicos. A navegação está facilitada para tripulações pequenas, pois tudo foi desenhado para facilitar ao máximo as manobras, ao mesmo tempo que não há muitos espaços obstruídos pelo aparelho mais técnico.


Os interiores, por sua vez, ficaram à responsabilidade do importante gabinete italiano Nauta Design. Este gabinete que é uma referência no meio dos super yachts, acompanhou o projecto desde o primeiro dia de criação do Océanis 40, assim como do 46, dotando-o da sua verdadeira personalidade.

A escolha seguiu as tendências do mercado dos veleiros de cruzeiro, com linhas direitas contemporâneas, onde a funcionalidade e o conforto se conjugam de forma muito eficiente. A óptima luminosidade e a escolha das cores, para os tecidos e para as madeiras potenciam o bem-estar a bordo em grande medida.


Mais de 80% da luz natural que entra no salão deriva de duas janelas de grandes dimensões que percorrem a maior parte da lateral do salão.
Com duas versões disponíveis o Océanis 40 pode ser uma excelente opção para um barco de cruzeiro familiar, ou para as empresas de charter. A versão de duas cabinas, uma cabina à popa a estibordo e uma à proa, tem apenas uma casa de banho e a cozinha em L a bombordo. Já a versão com três cabinas (duas à popa e uma à proa), tem duas casas de banho e uma cozinha longitudinal ao casco, a bombordo. Em qualquer das versões o grande sofá em C encontra-se a estibordo, sendo que no caso da versão de proprietário há mais um sofá a bombordo.

A navegar o Océanis 40 mostra o seu potencial para grandes cruzeiros, sendo um veleiro que não deixa dúvidas do seu espírito marinheiro, em todas as condições de tempo e de mar. É rápido e dinâmico, respondendo bem qualquer que seja a mareação.


O Océanis 40 foi intitulado pela Bénéteau de “criador de emoções” e estamos convencidos que é de facto uma verdadeira emoção velejar e navegar a bordo do Océanis 40. As emoções a bordo deste óptimo cruzeiro de 40 pés devem-se ás suas boas performances a navegar, à inteligência e conforto dos interiores, mas sobretudo ao equilíbrio de todas as partes. A ergonomia, elegância e performance no seu total.

Ficha técnica
Comprimento total – 12,15 m
Comprimento do casco – 11,82 m
Boca – 3,91 m
Deslocamento a seco – 8.260 kg
Calado Standard – 1,90 m
Calado (opção) – 1,55 m
Superfície VG – 38,50 m²
Superfície genoa – 39,90 m²
Superfície spi assimétrico – 95 m²
Arquitectos – Berret & Racoupeau
Design de interiores – Nauta Design
Motorização – 40 CV
Depósito de combustível – 200 L
Depósito de água – 360 L
Certificação – A8 / B9 / C10 / D10
Importador : Francisco Ramada, Lda.
Preço na fábrica : 140 239€.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta