Boot Düsseldorf 2026 coloca a indústria global dos desportos náuticos no rumo certo

0

Bom clima de negócios, excelente ambiente e cariz internacional nos pavilhões da feira de Düsseldorf

Houve um ambiente excecional nos pavilhões da feira de Düsseldorf quando a boot 2026 encerrou portas no domingo, após nove dias: “Depois dos últimos anos difíceis, com vendas fracas, os nossos expositores estão novamente no bom caminho. Relatam conversas muito produtivas e bons negócios nos seus stands. A boot 2026 voltou a afirmar-se como o farol internacional e a força motriz do setor”, afirma Marius Berlemann, COO da Messe Düsseldorf. O aumento da internacionalização do público visitante e a elevada percentagem de visitantes profissionais distinguem a feira como líder de toda a indústria marítima. Berlemann acrescenta: “A boot 2026 despede-se assim como um poderoso catalisador, ponto de encontro internacional do setor e destaque emocional. É aqui, em Düsseldorf, que os negócios são fechados!

Com mais de 200.000 visitantes provenientes de mais de 110 países, a boot registou este ano um ligeiro aumento do número de visitantes. Destaca-se particularmente a percentagem de visitantes internacionais que se deslocaram a Düsseldorf: cerca de um quarto veio de outros países europeus e de fora da Europa. A boot 2026 obteve igualmente uma avaliação excecional em termos de satisfação dos visitantes, com quase 95% a manifestarem entusiasmo pela oferta dos expositores e a afirmarem ter alcançado os seus objetivos durante a visita.

O interesse pelas embarcações à vela apresentadas na feira aumentou significativamente, contando, entre outros, com 25 associações de classes. O diretor Petros Michelidakis refere: “Este ano estivemos excelentemente posicionados no setor dos veleiros e iates. Quase todos os grandes players globais estiveram presentes com estreias mundiais. Além disso, conseguimos atrair novos fabricantes inovadores, com muitas embarcações apresentadas pela primeira vez aqui em Düsseldorf.

A oferta de barcos a motor, em todas as classes e dimensões, bem como de motores e acessórios, também registou uma forte procura. Numerosas estreias de barcos, inovações técnicas e novos produtos demonstraram a força do setor. Para além do interesse por novas embarcações, desportos náuticos como o paddle e o surf, bem como toda a informação e apresentações relacionadas com férias na água e junto à água, foram particularmente populares. Michelidakis acrescenta: “A apresentação deste ano de férias e charter no pavilhão Destinations & Boatlife foi muito bem recebida pelos visitantes. As diversas regiões de férias despertam verdadeiramente o apetite para as semanas mais bonitas do ano. Muitos visitantes inspiraram-se também na nossa vasta oferta de houseboats e de charters de barcos a motor e à vela, realizando reservas diretamente na feira.

Mais uma vez, os pavilhões dedicados ao mergulho atraíram grandes multidões, graças à enorme variedade de equipamentos, acessórios e tecnologia de ponta, bem como ao Dive Centre e à apresentação do ‘Dive Award’, que entretanto alcançou grande projeção internacional e conta com vencedores de vários países. O programa em palco e a atividade na torre de mergulho foram destaques absolutos.

Para muitos entusiastas dos desportos náuticos, a prática do seu desporto está intimamente ligada à proteção do mar e da natureza. Nesse sentido, a campanha da feira ‘love your ocean’, em cooperação com a Fundação Alemã dos Oceanos, os stands informativos das associações e instituições, bem como o prémio internacional de conservação marinha ‘ocean tribute’, atribuído este ano pela oitava vez, registaram grande procura — o vencedor deste ano foi a ‘One Ocean Planet Foundation’, de Espanha.

O fórum de sustentabilidade da boot, o blue innovation dock (bid), no Pavilhão 10, em cooperação com a European Boating Industry (EBI), sediada em Bruxelas, está a abrir caminho para o futuro de uma economia marítima sustentável, inovadora e competitiva. Na boot 2026, foi um fórum muito concorrido para a troca de ideias entre política internacional, indústria e investigação.

Petros Michelidakis afirma: “Nós, amantes dos desportos náuticos, adoramos a água e queremos protegê-la. Por isso, os projetos de conservação marinha são particularmente bem recebidos aqui. O inconfundível espírito da boot faz com que a feira seja muito mais do que uma simples mostra de produtos — é simultaneamente um espaço de experiências, uma plataforma de diálogo e um ponto de encontro da comunidade. Durante toda a duração da feira, sentiu-se um ambiente eletrizante e uma atmosfera especial nos pavilhões: aberta, inspiradora e repleta de entusiasmo genuíno pelo elemento água — perfeitamente alinhada com o lema da feira We love water.

O programa ‘boot for school’ também esteve completamente esgotado. Nele, alunos aprenderam sobre o mar e a água na ‘Sala de Aula Marítima’, em cooperação com o Museu Aquazoo Löbbecke, e puderam ainda experimentar paddle, vela, surf e mergulho.

A boot 2026 esteve no centro das atenções da comunicação social internacional. Um total de 1.810 jornalistas e criadores de conteúdos, provenientes de 49 países, noticiaram a maior feira mundial de desportos náuticos nos seus meios e canais de televisão.

No total, quase 1.500 fabricantes, comerciantes e destinos de 68 países marcaram presença. A próxima boot abrirá portas de 23 a 31 de janeiro de 2027.

Porta-vozes internacionais do setor e expositores fazem uma avaliação positiva da boot 2026.

Henning Mittelmann, Presidente da Associação Alemã da Indústria Marítima (VMWD)A nossa associação, a VMWD, é patrocinadora conceptual da boot. A feira oferece aos nossos membros o mercado ideal para chegar a clientes de todo o mundo. Ao mesmo tempo, é o local certo para cultivar redes dentro do setor e para mostrar aos representantes da política e da administração a diversidade da indústria marítima na Alemanha.

As empresas associadas deram-nos um feedback muito positivo sobre a boot deste ano: o interesse dos clientes foi elevado e muitos conseguiram concretizar vendas. O contexto de mercado em 2025 foi difícil, pelo que é ainda mais gratificante ver que muitos expositores regressam agora a casa com encomendas e contratos. Esta boot bem-sucedida marca, assim, um bom início do exercício de 2026 para os nossos associados!

Yann Masselot, Chief of Brands & Communication Officer do Grupo BeneteauMais uma vez, a boot trouxe um público comprador de elevada qualidade, com mais de 50% dos visitantes provenientes do estrangeiro. As nossas marcas de barcos a motor tiveram um desempenho muito positivo, enquanto a nossa participação com quatro marcas de veleiros confirmou a nossa liderança tanto em monocascos como em catamarãs. Quer seja apaixonado por barcos a motor, mergulhador, velejador, pescador ou surfista, a boot oferece, de longe, a melhor experiência de visita possível.

Norbert Leifeld, CEO da BAVARIA YACHTSNo final da boot 2026, sentimos um ambiente muito positivo em todos os pavilhões — entre visitantes, expositores e os nossos parceiros no stand. Ainda não se trata de um novo boom, mas de uma clara tendência de crescimento. Conseguimos encontrar muitos clientes existentes e estabelecer numerosos novos contactos em todos os dias da feira. Gostaríamos de agradecer à equipa da boot pela excelente organização — já aguardamos com expectativa a edição de 2027.

Alcançámos o nosso objetivo na feira: mostrar aquilo que a Bavaria Yachts representa — qualidade ‘Made in Germany’, uma forte rede de parceiros e soluções fiáveis em serviço, financiamento e seguros. Tudo isto com o objetivo de transmitir segurança aos nossos clientes e a clara sensação de que estão nas melhores mãos connosco. No geral, estamos muito satisfeitos com o decorrer da feira.

Maxim Neumann, Vice-Presidente da Hanse YachtsNo regresso bem-sucedido da HanseYachts AG à boot Düsseldorf, apresentámos com orgulho as marcas Hanse, Sealine, Fjord e Moody. A HanseYachts AG expôs um total de três iates Hanse, incluindo o modelo de topo Hanse 590, bem como o Hanse 460 e o Hanse 360. A apresentação foi complementada pelo Moody 41 DS, pelo Sealine C390 e C335 e pelo Fjord 41 XL.

Recebemos numerosos clientes habituais, bem como muitos novos potenciais clientes no nosso stand. Apesar da situação de mercado continuar exigente, as nossas expectativas foram cumpridas. No geral, observamos uma estabilização lenta mas percetível do mercado e estamos otimistas em relação à época de 2026.

Erna Russi, CEO da Saxdor YachtsObrigado, Boot 2026! Tivemos uma feira fantástica, grande afluência todos os dias, vendemos muitos barcos e contámos com um apoio muito útil e atempado por parte da organização!

Hans Roelants, Diretor-Geral Internacional Sea Ray / Boston Whaler / NAVANAs nossas marcas premium, Sea Ray, Boston Whaler e NAVAN, encerram mais uma boot Düsseldorf de grande sucesso. Sabemos que os volumes estão sob pressão, mas a combinação é muito forte. Os concessionários estão muito positivos e aguardam uma boa temporada! Estamos também muito orgulhosos por termos vencido o prémio Powerboat of the Year com o Sea Ray SDX270 SURF e por o NAVAN S30 ter sido distinguido pela Motor Boat and Yachting.”

Antonio Cressi, CEO da Cressi-SubA nossa conclusão é muito positiva. Como sempre, encontrámos numerosos clientes habituais em Düsseldorf e reforçámos contactos antigos. Naturalmente, é também importante conquistar novos clientes — e Düsseldorf é exatamente o local certo para isso. Os encontros internacionais foram particularmente estimulantes e ficámos, naturalmente, muito satisfeitos com o aumento das vendas em comparação com o ano passado. Como esperado, a boot Düsseldorf foi uma grande feira, com um ambiente excelente e um público de elevadíssima qualidade. Os bons resultados na boot Düsseldorf dão-nos um forte impulso para este ano, em que celebramos o 80.º aniversário da nossa empresa.

Natascha Heinemann, Diretora-Geral da Associação Alemã de Mergulho DesportivoEstamos muito satisfeitos com a nossa participação na boot 2026 e observamos uma ligeira recuperação do setor, o que nos deixa otimistas quanto ao futuro. Já aguardamos com expectativa a nova colocação conjunta de todos os expositores de mergulho com o Dive Centre e o stand ‘love your ocean’ no Pavilhão 13, na boot 2027. Este ano, apresentámos a nossa nova iniciativa ‘Mermaids’, com a qual pretendemos criar mais cursos ministrados por mulheres para mulheres, tanto no mergulho como na área técnica. Houve um enorme interesse e iremos convidar para um grande festival de mergulho feminino no verão.”

Jarkko Pajusalo, CEO da Federação Finlandesa da Indústria Marítima (Finnboat)A Finlândia apresentou-se pela primeira vez não só com barcos e equipamentos náuticos, mas também como destino náutico. Ficámos muito satisfeitos com a configuração e acreditamos que as sinergias desta abordagem holística superam os recursos adicionais necessários. Os barcos finlandeses são bem conhecidos, e os nossos construtores ficaram satisfeitos por encontrar clientes e concessionários de mercados muito diversos. O mercado tem sido desafiante nos últimos anos, mas a atividade e os negócios realizados na boot Düsseldorf mostram que a maré está lentamente a mudar para melhor. O interesse pela náutica na Finlândia foi avassalador e comprovou o quão únicas são as nossas regiões de arquipélagos e lagos a nível mundial. A boot superou as nossas expectativas, o que significa que poderemos ter de aumentar ainda mais a nossa presença na próxima edição.

Bernd-Thomas Hoffmann, Diretor-Geral da Bukh Bremen GmbHA boot voltou a ser um sucesso absoluto e registámos um elevado número de visitantes no nosso stand. Estabelecemos muitos contactos de elevada qualidade e vimos uma excelente combinação de visitantes profissionais e consumidores finais. Tivemos também um grande número de clientes internacionais, sobretudo dos Países Baixos, França, Espanha e Europa de Leste. Negócios concretos e bons investimentos — a boot Düsseldorf opera a um nível muito elevado. Podemos avaliá-lo bem, pois celebramos este ano o nosso 50.º aniversário e temos uma longa tradição com a boot! Como local na Alemanha, a feira de Düsseldorf é incomparável. Se quer marcar presença, este é o lugar certo. A boot Düsseldorf continua a ser importante para nós e para todo o setor.

Fotografia: ©Messe Düsseldorf / Tillmann

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta