BR 03-92 Diver Black & Green Bronze

0

Numa nova interação do icónico BR 03 Diver, a Bell & Ross tem escolhido combinar a Caixa bronze com a o brilhante mostrador verde da BR 03-92 Diver Black & Green Bronze.

Explorar as profundezas do mar requer equipamento técnico apropriado. Ainda que fascinante, o mundo subaquático não é o nosso ambiente natural. É por este motivo que cientistas, engenheiros e artistas estão sempre a criar novas formas de mergulhar e descobrir os segredos do abismo. Desde o início, o bronze tem estado intrinsecamente relacionado com estes desenvolvimentos técnicos. Sendo uma liga duradoura de cobre e estanho, o bronze foi descoberto e utilizado após a Idade da Pedra e antes da Idade do Ferro, entre os anos 3000 e 1000 a.C. Na relojoaria, para além de várias tentativas de relógios militares entre 1930 e 1940, estes materiais só apareceram no final de 1970. Nos últimos 15 anos, ficou claro que o bronze está a viver a verdadeira idade de ouro da relojoaria. A razão por trás da sua popularidade está mais relacionada com a estética do que com a tecnologia. Com uma pátina que se desenvolve, com o tempo, à medida que oxida, o bronze oferece aos relógios uma alma extra, coloca o utilizador em contacto com a natureza e lança um fascínio que evoca as melhores epopeias conhecidas pelo Homem.

Bell & Ross: conquistando o abismo desde 1997
Quando se trata de assuntos náuticos, a Bell & Ross tem mostrado a sua profunda experiência desde 1997, quando o Hydromax, o primeiro relógio de mergulho da Maison, estabeleceu um recorde mundial ao ser à prova de água até 11.100 metros. Esta importante inovação técnica reside no facto de a caixa ser preenchida com óleo fluorado patenteado.
Dez anos depois, um segundo relógio de mergulho emergiu com a coleção BR 02, à prova de água até 1.000 metros e especialmente desenhado para o mundo subaquático. Em termos técnicos, o BR 02 está equipado com uma válvula de descompressão de hélio e um cristal de safira ultrarresistente em formato de cúpula: elementos essenciais para o mergulho em saturação.
Desde 2017, com a chegada do modelo BR 03-92 Diver à sua família de relógios, a Bell & Ross adotou uma nova estética: nem todos os relógios de mergulho são redondos. Fiel ao ADN da Maison, a funcionalidade dos instrumentos do painel de bordo dos aviões de combate foi combinada com a icónica caixa “quadrada arredondada”.
Em 2022, a Bell & Ross adicionou uma variação notável, cortando a caixa quadrada de 42 x 42 mm em bronze: um material de qualidade do mundo marinho. Há muito reconhecido pela sua robustez, o material está agora a ver a sua tonalidade e pátina a ser celebrada pelos entusiastas e colecionadores de relógios.

A quintessência do estilo náutico
Sofisticado, evocativo e elegante, o novo BR 03-92 Diver Black & Green Bronze assume um visual neo-retro. O expressivo mostrador do relógio marca uma mudança imediata, com o seu mostrador verde que traz uma dimensão naturalista ao coração deste instrumento para mergulhadores. Luminoso e refinado, o mostrador é altamente legível. Em conjunto com a caixa de bronze, os reflexos são harmoniosos com o material, cuja cor natural, tende, por vezes, para o vermelho. a bracelete de borracha preta ou lona sintética com fecho de velcro torna o relógio totalmente versátil.
Quanto à caixa, o seu complexo conjunto de quatro parafusos chama à atenção dos entusiastas de relógios. Adicionalmente, o bisel rotativo unidirecional em bronze sólido, graduado para 60 minutos e equipado com um anel em alumínio anodizado preto e uma coroa telescópica aparafusada.

Bronze: uma personalidade em evolução
A liga utilizada para o BR 03-92 Diver Black & Greeen Bronze é CuSn8, composta por 92% de cobre e 8% de estanho. Visualmente, a sua tonalidade é bastante semelhante à dos acessórios dos barcos à vela, ao mesmo tempo que destaca qualidades tão apreciadas por designers e arquitetos contemporâneos. Ser detentor de um relógio de bronze significa aceitar que a sua aparência vai mudar. É uma forma subtil de transmitir um estilo único que combine com a sua própria personalidade. Dependendo dos desejos seus desejos, o mergulhador tem a liberdade de evoluir com a brisa do mar, adquirindo reflexos castanhos ou verdes, ou até mesmo ser polido para brilhar como ouro. Não é uma coincidência que o icónico capacete de mergulho, tradicionalmente feito em bronze, esteja agora gravado na parte de trás dos relógios BR 03-02 Diver em aço inoxidável hipoalergénico. Inventado cerca de 2000 anos antes da era comum, o bronze é um material clássico no ambiente náutico, sendo uma liga metálica não ferrosa composta principalmente por cobre. Desde os primórdios das explorações subaquáticas, o equipamento para os primeiros mergulhadores modernos incluía elementos em bronze.

Um relógio certificado para mergulho
Acima de tudo, como todos os relógios da família Bell & Ross 03, o novo BR 03-02 Diver & Green Bronze foi concebido e desenhado como uma ferramenta profissional para mergulhadores. Para ir ao encontro das suas expectativas está de acordo com a norma internacional ISO-6425, que garante que um “relógio de mergulho” é um relógio “que tem de resistir à imersão em água a uma profundidade de pelo menos 100 metros e ter um sistema de controlo de tempo”. O organismo suíço de certificação especifica que “o aparelho deve ser protegido contra rotação não intencional ou mau manuseamento. Se tem um bisel rotativo, tem de ter uma escala de minutos que vá até 30 minutos. Os marcadores para cada intervalo de 5 minutos têm de ser especificamente destacados”. Debaixo de água, os indicadores devem ser visíveis a uma distância de 25cm no escuro.

Além disso, a sua funcionalidade subaquática deve ser verificada ao submergir o relógio a uma profundidade de 30 cm (+/- 2cm) por 50 horas, entre os 18 e os 25ºC. Após este tempo, os mecanismos devem estar ainda a funcionar corretamente. A funcionalidade é verificada através do ponteiro dos segundos. Os relógios são também testados para provar que não são sensíveis a choques térmicos, que são resistentes ao excesso de pressão de água e que não formam condensação sob certas condições. A coroa de enrolamento também deve passar por um teste de resistência.

A nova caixa do BR 03-92 Diver Black & Green Bronze é completamente à prova de água até 300 metros. Numa edição limitada de 999 peças, o relógio acolhe um movimento mecânico de corda automática BR-CAL.302 (baseado na Sellita SW300-1) com 25 jóias, batendo a uma frequência de 28,800 vibrações/hora (4 Hz) garantindo uma reserva de bateria de 42 horas para precisão perfeita e ótima eficiência.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta