Breitling: Novo Superocean – revisto em profundidade!

0

Nos anos 50, quando se estabeleceu como «fornecedor oficial da aviação mundial», a Breitling assumiu um outro grande desafio: a conquista do fundo dos oceanos. Em 1957 é lançado o Superocean, equipado com um mostrador de grande legibilidade e com uma caixa monobloco estanque a 200 metros de profundidade – uma performance notável para a época. Este modelo concebido inicialmente para equipar os mergulhadores profissionais e militares, nomeadamente as tropas especiais, viria rapidamente a seduzir também os primeiros adeptos do mergulho amador. O modelo, dá assim origem a uma família de cronógrafos e de relógios de mergulho que, ao longo de gerações, se distinguiram pela sua extrema robustez e performances de relevo – cuja estanquecidade alcançava 500, 1500 ou mesmo 2000 metros de profundidade. Para 2010 a Breitling decidiu dar um novo ar a esta importante linha de modelos, lançando um Superocean com um design totalmente renovado.

Um novo “Look” explosivo

Mais jovem, mais moderno, mais dinâmico: se o novo Superocean não assume nenhum compromisso ao nível das qualidades técnicas que sempre distinguiram os relógios de mergulho da Breitling, chama no entanto à atenção pelo seu “look” totalmente revisto. Um design novo, desportivo e original, pronto a conquistar tanto no mar como em terra. O novo aro rotativo revestido a caoutchouc, responsável por um toque particularmente agradável, é animado por números inclinados e sulcos que reforçam a sua imagem técnica e vocação para a aventura. O mostrador com relevo retoma esta geometria dinâmica com numeração e indexes aplicados que se destacam sobre um fundo preto mate. Estanque a 1500 metros e dotado de um movimento de corda automática com certificado de cronómetro, o novo Superocean muniu-se de todos os atributos necessários para se transformar num modelo de sucesso para o verão que se aproxima.

As cores do sucesso

Azul, amarelo, vermelho, prateado ou preto, o novo Superocean joga decididamente com a cor presente no aro biselado interno que contorna o mostrador preto Abyss. Este elemento de cor, retomado pela extremidade do ponteiro dos segundos, atribui a cada modelo uma personalidade forte e irreverente, típica de um modelo que se quer desportivo.

Mergulhador por vocação

Mergulhador por natureza, o novo Superocean enfrenta com total segurança as elevadas pressões inerentes a uma profundidade máxima de 1500m, graças à construção robusta da sua caixa, à coroa aparafusada e ao sofisticado sistema de vedantes. O aro rotativo unidireccional evita qualquer prolongamento acidental e inadvertido do tempo de mergulho durante a imersão. A caixa apresenta agora reforços laterais que oferecem à coroa uma excelente protecção contra os riscos das aventuras subaquáticas. Como instrumento com características profissionais, o Superocean está equipado com uma válvula de segurança às 10h que permite equilibrar as diferenças de pressão entre o exterior e o interior do relógio em situações de mergulho a grandes profundidades. A partir de uma sobrepressão interna de cerca 3 bar, esta válvula evacua automaticamente o hélio acumulado, evitando assim a possível explosão da caixa.

Em aço temperado

Para condições extremas, robustez extrema: o Superocean foi construído numa liga de aço particularmente resistente à corrosão e ao meio salino. A caixa assume a sua forma a partir de uma barra de metal submetida a uma prensa de alta pressão, sendo posteriormente sujeita a um processo de têmpera que lhe dá uma elevada resistência. A forma do aro permite deixar a numeração e os índexes em relevo, antes de ser cheio com caoutchouc preto, nivelando assim a superfície do metal acetinado.

A escolha no pulso

O Superocean é proposto com três braceletes resistentes e confortáveis; o bracelete Ocean Racer em caoutchouc destaca uma fila de orifícios que recordam os braceletes de corrida dos anos 60; o bracelete Professional em metal com três fileiras de elos talhados obliquamente; e o novo bracelete Diver Pro em caoutchouc preto com um relevo central. Os dois braceletes em caoutchouc estão equipados com fechos de báscula que permitem uma grande precisão de ajuste e extensão adaptável em poucos segundos.

Objectivo, Performance!

Como uma estética agradável, o novo Superocean não nega as qualidades funcionais que fizeram a reputação de todos os modelos Superocean. A legibilidade, com ponteiros e índexes sobredimensionados, sublinhados com um revestimento luminescente à base de superluminova, facilita a leitura em ambientes escuros, ou em profundidades maiores. A segurança, manifestada através de um cristal de safira espesso com tratamento anti-reflexo em ambas as faces, evita qualquer reflexo indesejável em condições de luminosidade difíceis. A ergonomia, com o relevo serrilhado do aro rotativo, facilita o manuseamento mesmo com luvas – tal como a coroa canelada grande.

Características Técnicas:

Movimento: Calibre Breitling 17, cronómetro oficialmente certificado pelo COSC de alta-frequência (28 800 alternâncias), corda automática, 25 rubis, calendário.
Caixa: Aço. Estanque a 1500m. Coroa aparafusada, aro rotativo unidireccional por clique. Cristal de safira convexo, tratamento anti-reflexo, de dupla face. Diâmetro: 42 mm.
Mostradores: Abyss Black, Abyss Silver, Abyss Blue, Abyss Red, Abyss Yellow.
Braceletes: Diver Pro ou Ocean Racer em caoutchouc, ou Professional em aço.
PVPr: 2.170,00€ com pulseira de borracha Diver Pro II com fivela, e 2.500,00€ na versão com bracelete em aço Professional.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta