C-Pod: O vigilante permanente do seu barco

0

Copyright © Náutica Press.

A segurança de um barco é um aspecto fundamental para o seu proprietário e o seguro é bastante dispendioso. O sistema C-pod é um dos mais sofisticados actualmente e ainda pode ajudá-lo a baixar o seu seguro anual. Além de gerir o barco, está em contacto permanente com o seu dono, seja via internet ou através de dispositivos móveis. E ainda oferece inúmeros serviços adicionais.
Accionar os sistemas de segurança é bastante simples. O servidor deste aparelho lida com potenciais situações de risco, de acordo com configurações prévias. O alarme é enviado ao seu utilizador, ou a uma terceira parte (polícia), via sms ou através de uma mensagem ou e-mail no portal. Os diversos tipos de alarme levam a diferentes acções, por isso, o utilizador terá de os configurar.
Mal ocorra uma situação anómala, o servidor envia mensagem ao primeiro contacto e, se este não o receber, passa imediatamente a contactar uma segunda pessoa ou instituição. Ao alarme juntam-se diversas informações, como o local e a hora da situação. Além de ser fácil de instalar, o sistema é extremamente rápido a contactar em caso de alarme, preciso em qualquer parte do mundo, flexível e controlável remotamente, possuindo uma bateria extra no caso de a principal falhar.

Sistema pode ter até 12 alarmes
A unidade C-Pod vem com um sensor magnético e pode ter até 12, caso esteja equipado na totalidade. Estes sensores podem agrupar-se em duas unidades e, quando activado, o sistema indica que sector foi accionado. O alarme geo-fence é activado sempre que o receptor GPS instalado registe um movimento de mais de 250 metros além da posição considerada normal pelo C-Pod. Se o atacante decidir desligar a energia externa, o aparelho acciona imediatamente um outro alarme, que indica ao seu utilizador que a energia foi cortada.

Avisos relacionados com o sistema de monitorização
Sempre que o nível da bateria a bordo baixa ao ponto de impedir a configuração, o sistema acciona um alarme de aviso. O C-pod pode ser programado para enviar heartbeats (batimentos cardíacos) ao seu utilizador. Assim, sempre que está a funcionar correctamente o dono do barco recebe o tal heartbeat, mas se essa informação não chegar, entra em curso mais um alarme de aviso, gerível e programável de acordo com o que o proprietário pretende. Mesmo quando este sistema é lesado intencionalmente, é libertado um alarme.

Informação sobre a localização
O proprietário pode ter interesse em saber a posição do seu iate regularmente, nomeadamente no Verão, a época mais propícia às situações de risco. Os dados de localização são guardados no servidor do C-pod e disponibilizados ao seu proprietário, juntamente com um mapa com a rota e outros dados de acesso. Mesmo que o alarme esteja desligado, o seu utilizador pode pedir a localização do barco através de um telemóvel ou da Internet.

Aspectos técnicos e acessórios
O sistema básico é composto pelo seguinte:
– Fecho de correr para fácil instalação;
– Antena GPS ou GPRS para ligação directa;
– Antena GPS com fecho e cabos;
– Botão de activação externa do alarme com LED integrado;
– Cabo de energia para ligação a bateria externa;
– Sensor magnético externo de intrusão com respectivo cabo;
– Manual de instruções e código de activação;
– Garantia

A unidade principal pesa cerca de 300 gramas e mede 180mm por 110 mm por 40 mm. As componentes da unidade C-Pod são as seguintes:
– Modem dual-band GSM/GPRS com cartão SIM interno;
– Receptor de GPS com 12 canais;
– Bateria extra (íon de lítio) com autonomia para 48 horas de uso ininterrupto.
– Chipset pilotfish com buffer de memória interno;
– Instalação plug-and-play;
– Temperatura operacional entre -15 graus e +55 graus;
– Energia externa de 12/14 volts
– Cobertura à prova de água;
– Certificação CE
– Cumpre os requerimentos da navegação marinha e a norma EN 60945 dos equipamentos de comunicação via rádio.
A Pilotfish Marine desenvolve e fabrica sistemas de gestão de barcos com as marcas C-pod, SeaKey e Messenger. Os produtos Pilotfish utilizam-se no mercado de recreio e profissional. Há mais de 300.000 utilizadores destes produtos em todo o mundo. Comercialização em Portugal: NautiRadar, Lda. (http://www.pilotfish.net)

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta