“Cambria”, “Leonore”, “Sagittarius” e “Wianno” triunfam na Argentario Sailing Week

0


O circuito mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge despede-se da Toscana e prepara-se para a sua etapa em Nápoles no final de junho.

A 14ª edição da Argentario Sailing Week, a segunda etapa do circuito mediterrânio do Panerai Classic Yachts Challenge, terminou com enorme sucesso a 16 de Junho. Um total de 42 veleiros de seis países diferentes (França, Alemanha, Espanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Itália) competiram em três corridas, em percursos de triângulo, navegando em águas sempre calmas, com sol e clima de verão e ventos de 6 a 10 nós.
Os vencedores na geral nas quatro principais categorias foram o Cambria, de 1928, nos Grandes Veleiros; o Leonore, um Classe Q de 1915, na categoria Vintage; o sloop de 1971 Sagittarius nos Clássicos, somando uma segunda vitória à conseguida na primeira etapa em Antibes; e, por fim, o pequeno cutter de carangueja Wianno, com 7 metros, na categoria Espírito de Tradição. Cada um destes vencedores levou para casa um relógio Panerai como prémio.
Os veleiros que competiram no evento, organizado na maravilhosa baía ao largo da cidade toscana pelo Yacht Club Santo Stefano ali sedeado, foram ainda divididos noutras subclasses. O Skylark de 1937, um yawl que já tem no seu histórico viagens no Pacífico e à volta do mundo, venceu na categoria Vintage – mais de 15 metros, enquanto na Vintage – menos de 15 metros, a vitória coube ao Sirius, um New York 32 americano, de 1937, do qual foram construídos apenas 20 exemplares em todo o mundo.
Com três vitórias em três corridas, o degrau mais alto do pódio na categoria Clássicos – menos de 12 metros foi ocupado pelo Namib, um Sangermani de 1966 recentemente restaurado. O Il Moro di Venezia I, por seu lado, conseguiu o primeiro lugar na categoria de Clássicos – mais de 15 metros, à frente dos navios-escola da Marinha Italiana Stella Polare e Capricia.
O adorável Tara, um design de Britton Chance Jr. de 1968, fez também uma estreia notável no Circuito Panerai na classe Internacional de 5,5 metros, vencendo seis de sete etapas, para triunfar magistralmente na sua categoria no percurso específico.
No seu todo, assistimos a uma edição inesquecível da Argentario Sailing Week, um evento que se reestabeleceu como uma das principais provas do calendário da vela clássica. O circuito mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge 2013 avançará em seguida um pouco mais para sul, até Nápoles, para a Le Vele d’Epoca a Napoli, que será uma estreia no calendário patrocinado pela Officine Panerai entre 26 e 30de junho.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta