Campeonato Nacional de Jigging 2016 – 1º Concurso de Jigging Nazaré

0

Realizou-se no dia 25 de Fevereiro de 2017, a ultima prova do Campeonato Nacional de Jigging sob a égide da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar (FPPDAM), Jigging Clube Portugal e Clube Naval da Nazaré prova a contar para a decisão da equipa Campeã Nacional da Modalidade.

Texto e fotografia: Jorge Sousa / Joaquim Araújo

Algumas capturas.

Algumas capturas.

Esta prova foi realizada na Marina de Oeiras, por mútuo acordo entre as direções de ambos os clubes e a Federação, por motivos relacionados com a logística que uma prova, de um Campeonato Nacional engloba.
Dia de prova, sábado dia 25, logo pelas 06H00, começou a concentração de pescadores na Marina de Oeiras, que em boa verdade tem dado todo o seu apoio ao Jigging Clube de Portugal, nos seus eventos.
Pelas 06H30 foi feita a distribuição dos pescadores pelas cinco embarcações, “Nanny”, “Andala”, “Dimar”, “Rebuliço” e “Kalinca”, perfazendo um total de vinte seis pescadores, que pelas 07H00 rumaram aos seus pesqueiros.
O dia apresentou-se com alguma instabilidade meteorológica, com ventos de 12 nós do quadrante norte e vaga cerca de 1,8m, sendo que estava um dia frio, ou seja tudo conjugado para uma prova deveras difícil e dura, apenas suportada por grandes pescadores.
Pelos motivos descritos as embarcações tiveram alguma dificuldade em navegar, pois a vaga curta e o vento dificultavam a navegação em boas condições, pelo que se levou mais algum tempo a começar a ação de pesca.
Durante o decorrer do dia e após solicitação via VHF, foi-se tendo a perspetiva de como a pesca ia decorrendo nas diferentes embarcações, contudo nunca e fácil relatar com exatidão as capturas efetuadas, uma vez que cada embarcação tem a sua estratégia e não gosta de comunicar os locais assim como as diversas capturas, mas pelo que foi possível apurar houve em todo o dia diferentes capturas e em diferentes pesqueiros, havendo a registar a captura de tunídeos (sarrajões), muitos carapaus e um escamudo alem claro dos pargos, o rei do Jigging em Portugal.
Pelas 16H30 foi comunicado, via VHF, o fim da ação e pesca, pelo que de seguida se deu início à viagem para a marina de Oeiras, onde se realizou pelas 18h30 a pesagem de todas as capturas válidas.
Uma vez que não estão contemplados nos Regulamentos peixes abaixo de 1kg, assim como carapaus, cavalas e tunídeos abaixo dos 2,50kg essas espécies não foram contabilizados.
No final da pesagem, registou-se a captura válida de quinze Pargos com total de 49,600kg, nove Peixes Galo com 12,640kg, um escamudo com 4,620kg e um sarrajão com 2,290kg, que totalizou vinte e seis capturas com 69,150kg.
De salientar o trabalho dos mestres das embarcações na procura dos melhores pesqueiros e procura de peixe, que neste caso o vencedor com mais capturas foi a embarcação “Kalinca” capitaneada pelo mestre Galiado, uma palavra de agradecimento aos restantes barcos “Dimar”, “Nanny”, “Rebuliço” e “Andala”.

O maior exemplar.

O maior exemplar.

Os vencedores e o maior peixe
Os vencedores deste concurso foi a equipa Os Tretas com o total de 15740 pontos, em segundo lugar ficou a equipa Evader III com 15700 pontos e em terceiro lugar a equipa Fish4Fun com 11460 pontos.
O maior exemplar um Pargo com 6,230kg, coube ao pescador Sorel Tintila da equipa Evader III.

Campeões Nacionais 2016.

Campeões Nacionais 2016.

Equipa campeã
Após a realização desta prova o Campeonato Nacional de Jigging 2016, foi ganho pela Equipa Golden Hook, Orlando Bento e Alexandre Amorim, em 2º lugar ficou a Equipa Dimar composta por Manuel Pita e Armando Machado e o 3º Classificado a equipa Baruk constituída por Paulo Assis e José de Sousa.
Por fim procedeu-se ao lanche no restaurante Tou na Onda e efectuou-se a entrega de prémios aos vencedores além do agradecimento a todos os concorrentes pela boa disposição e espírito competitivo posto em prova, assim como a divulgação da modalidade cada vez mais em expansão.
Um agradecimento especial ao Restaurante Tou Na Onda e ao Porto Recreio de Oeiras, pela disponibilidade de utilização das suas instalações e apoio logístico.

Hugo Silva.

Hugo Silva.

Manuel Viana.

Manuel Viana.

1º Concurso Jigging Nazaré
Total capturas por espécie pontuáveis
Pargos / 15 / 49.600kg
Peixe Galo / 6 / 12.640 Kg
Sarrajão / 1 / 2.290 Kg
Escamudo / 1 / 4.620 Kg

Totais capturas: 23 / 69.150 KG

2º Campeonato Nacional de Jigging

Classificações 2016
1º Classificado – Equipa Golden Hook
2º Classificado – Equipa Dimar
3º Classificado – Equipa Baruk Fishing
4º Classificado – Equipa Amberjack
5º Classificado – Equipa M&M

Campeão Nacional de Jigging 2016 – Equipa Golden Hook

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta