Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica em Cascais (dias 1 a 4)

0

Fonte: Portugal Vela 2007
www.cascaisworlds2007.com

4º dia de Regatas – 6 de Julho: Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica – Condições difíceis em Cascais
A frota dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica, que decorre até 13 de Julho, em Cascais teve um dia muito difícil, com condições atípicas de vento que levaram ao anular de várias regatas. As tripulações mais prejudicadas foram as de 49er, que amanhã iniciam mais cedo as provas para completar o programa previsto para hoje.

49er
O vento prejudicou e muito as regatas do 49er. A frota, que fazia a sua estreia no mundial, está dividida em 4 grupos mas apenas dois conseguiram terminar duas provas. Para os grupos vermelho e verde, a jornada do dia 7 vai começar mais cedo, com duas regatas para os primeiros e uma para os segundos, marcadas para as 10 da manhã.
A dupla nacional Jorge Lima/Francisco Andrade conseguiu completar as duas regatas sendo 6ª e 10ª classificada.

Citação
“Foi a primeira vez que naveguei com estas condições em Cascais. O vento subia dos 5 aos 20 nós, em curtos espaços de tempo. Foi um dia atípico. Fizemos boas largadas, mas assim torna-se impossível e imprevisível”
Francisco Andrade


Laser Radial
O último dia da fase de qualificação foi dominado por Tania Elias Calle. A mexicana venceu as duas regatas do dia e está na 2ª posição, em igualdade pontual com a chinesa Lijia Xu, que defende o título. A terceira classificada é a francesa Sophie de Turckheim. Sara Carmo logrou passar à frota de ouro. A única mulher da equipa nacional foi 14ª e 10ª nas duas do dia e está na 51ª posição.

Citação
“Cumpri o primeiro dos meus objectivos, passar à frota de ouro. Agora, gostava de chegar às 30 primeiras para conseguir qualificar Portugal para os Jogos Olímpicos de Pequim”
Sara Carmo

Laser
O australiano Tom Slingsby esteve perfeitamente imparável. Venceu duas regatas e ganhou vantagem considerável sobre o 2º classificado, o francês Thomas Le Breton, que está a 13 pontos de distância. O britânico Paul Goodison é terceiro da geral.
Gustavo Lima foi 12º e 1º e ascendeu à 15ª posição. O português está cada vez mais perto dos 10 primeiros e promete continuar a lutar.

Citação
“Espero que esta seja a regata da reviravolta. Acreditei que era o meu momento e estou convicto que as coisas vão melhorar”
Gustavo Lima

RS:X Masculino e Feminino
Os polacos entraram a matar. Przemek Miarczynski nos masculinos e Zofia Klepacka nos femininos venceram as duas regatas dos respectivos grupos e estão no comando da classificação geral. Em femininos, a veterana italiana Alessandra Sensini também começou muito bem, somando dois triunfos encontrando-se a par da jovem polaca.
A terceira é a espanhola Marina Alabau.
Nos masculinos, o segundo é o suíço Richard Stauffacher e o terceiro, o israelita Shahar Zubari.
João Rodrigues foi 3º e 8º e encontra-se na 11ª posição. O madeirense, que vai na sua 5ª campanha olímpica, promete fazer um campeonato muito bom.

Citação
“Vai ser um campeonato fantástico. Estou de corpo e alma e super-motivado até porque sempre gostei muito de velejar em Cascais”
João Rodrigues

Finn
Jonas Hogh-Christensen é o novo líder da classe Finn. O dinamarquês mantém uma excelente regularidade, sem ter alcançado um único triunfo, e tem três pontos de vantagem sobre o canadiano Chris Cook e o britânico Ed Wright.
Frederico Pinheiro de Melo foi 12º na regata de hoje e subiu à 31ª posição da geral, ficando mais perto do apuramento para a frota de ouro.

Yngling
A armada britânica continua a ditar leis entre as senhoras. As velejadoras da Grã-Bretanha seguem nas duas primeiras posições com Sarah Ayton a levar vantagem sobre Shirley Robertson. Sally Barkow, dos Estados Unidos é terceira. As triplas do Yngling tiveram um dia muito difícil, com vento muito forte no temido Campo de Regatas número 5.

3º dia de Regatas – 5 de Julho
Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica – Cascais 2007

O dia de Robert Scheidt
O vento de Cascais voltou a soprar forte para as frotas que participam nos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica, que decorrem até dia 13 de Julho, em Cascais.
A grande referência do dia é Robert Scheidt. O brasileiro, oito vezes Campeão do Mundo de Laser, somou duas vitórias nas regatas de Star e passou a comandar a classe rainha da vela ligeira.

Star
Com o apuramento para a frota de ouro em discussão, os Star disputaram as regatas 5 e 6, das respectivas frotas (azul e amarela). Robert Scheidt/Bruno Prada estiveram absolutamente imparáveis e somaram dois triunfos. Com estes resultados, a dupla brasileira ascendeu à liderança, superando os franceses Xavier Rohart/Pascal Rambeau,que são agora 2º da classificação. No 3º posto, seguem os britânicos Iain Percy/Andrew Simpson.
As tripulações nacionais, Afonso Domingos/Bernardo Santos e Henrique Anjos/Afonso Marques carimbaram o passaporte para a frota de ouro. Domingos passou na 10ª posição e aspira ainda a algo mais: “Agora vão começar as regatas a sério. Estamos dentro do objectivo traçado e este foi o melhor dia de regatas que disputámos até agora”, afirma Domingos.
Por seu turno, a outra dupla nacional continua a merecer o título de campeã do azar. Anjos e Marques foram abalroados pela embarcação coreana e não conseguiram fazer as duas provas do dia. Depois de fazerem um protesto contra os asiáticos, o júri atribuiu uma reparação (média de pontos), o que permitiu a passagem à frota de ouro no 29º lugar.


Tornado
Os espanhóis Fernando Echavarri/Anton Paz assumiram o comando na classe Tornado. Depois de dois dias surpreendentes de Carolijn Brouwer/Sebastien Godefroid, da Bélgica, um 18º lugar, na 2ª regata do dia, retirou-lhes o primeiro lugar. Neste momento as duas duplas estão separadas por apenas 4 pontos e as 5 provas que faltam até ao final prometem ser emocionantes. Os franceses Xavier Revil/Christophe Espagnon, são terceiros da geral.

Laser Radial
Ninguém consegue parar Lijia Xu. A impressionante velejadora chinesa tem dominado, do alto do seu 1,80 m, somando 3 vitórias em 4 regatas. A israelita Nufar Edelman é 2ª mas, ao fim do 2º dia do Laser Radial, já está a 12 pontos de distância. A 3ª é a mexicana Tania Elias Calles, em empate pontual com a bielorussa Tatiana Drozdovskaya. Sara Carmo é 58ª, depois de ter sido 28ª e 19ª. A única mulher da equipa nacional ainda pode lutar por um lugar na frota de ouro.


Laser
Um alemão de apenas 20 anos está a surpreender o mundo. Simon Grosteluschen segue no comando da poderosa frota de Laser, deixando para trás o francês Thomas Le Breton e o britânico Paul Goodison. Os favoritos começam a chegar-se à frente, mas o australiano Michael Blackburn e o português Gustavo Lima, atrasaram-se um pouco na luta pelo título. Lima classificou o dia como: “Negativo. Não corresponde à minha dedicação e empenho nos últimos 6 meses. Os pontos estão a ser somados e esta posição não corresponde ao meu objectivo. Vou lutar, até à última regata, pelo meu país e dignificar uma bandeira que merece estar no topo” , afirma

Finn
Em dia de estreia, os Finn tiveram no grego Aimilios Papathanasiou o grande vencedor do dia. O atleta helénico somou dois triunfos, estando no comando. O britânico Ed Wright, o dinamarquês Jonas Hogh-Christensen e o espanhol Rafael Trujillo, estão empatados na 2ª posição com 5 pontos.
Em bom plano esteve também Frederico Pinheiro de Melo. O jovem, Vice-Campeão da Europa de juniores da classe, foi 9º e 31º nas duas regatas do dia e estava satisfeito no final do dia: “A primeira correu muito bem. Na segunda, cometi dois erros que me custaram caro” , afirma. Para Pinheiro de Melo um bom resultado seria a passagem à frota de ouro.

Yngling
As britânicas dominaram o primeiro dia de regatas de Yngling. Shirley Robertson/Anne Lush/Lucy McGregor são primeiras da geral, seguidas de Sarah Ayton/Sarah Webb/Pippa Wilson. As terceiras da classificação são as neozelandesa Sharon Ferris/Raynor Smeal/Shandy Buckley.

2º dia de Regatas – 4 de Julho
Cascais no seu melhor

Um dia perfeito em Cascais. Vento forte, alguma ondulação e regatas espectaculares. As classes Star e Tornado cumpriram o segundo dia de provas, enquanto as frotas de Laser e Laser Radial, fizeram a sua estreia.

Star
Xavier Rohart em Grande Estilo
A dupla francesa Xavier Rohart/Pascal Rambeau continua em ritmo imparável. No final do segundo dia de regatas dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica, a tripulação gaulesa segue na frente, depois de ter feito 1º e 2º, nas duas provas do dia.
Em bom plano, estiveram igualmente Robert Scheidt/Bruno Prada. Os velejadores brasileiros, fizeram 3º e 1º e ascenderam ao 2º lugar da geral, a 3 pontos de Rohart.
Os italianos Diego Negri/Luigi Viale, apesar de ainda não terme vencido qualquer regata, têm sido muito regulares e estão na 3ª posição.
O 2º dia de regatas da classe Star fica marcado igualmente pelo segundo triunfo dos polacos Mateusz Kusnierewicz/Dominik Zycki. Neste momento,Mateusz é 5º da geral, atrás dos britânicos Iain Percy/Andrew Simpson. Nota ainda para a vitória de Fredrik Loof/Anders Ekstrom (Suécia).
As duplas portuguesas têm tido sortes diferentes. Afonso Domingos/Bernardo Santos são 11º e hoje, tiveram direito a festejo especial na bóia de barlavento, quando rondaram na primeira posição. Henrique Anjos/Afonso Marques, depois da colisão de ontem, fizeram duas boas regatas terminando em 9º e 13º, o que lhes vale o 31º posto.
Como curiosidade, e relevando o número impressionante de Campeões Olímpicos, Mundiais e Europeus, refira-se que numa das rondagens de bóia, juntaram-se quatro antigos Campeões do Mundo – Torben Grael, Fredrik Loof, Alexander Hagen e Hamish Pepper.

Citações
“Neste tipo de campeonatos toda a gente está disposta a arriscar. Treinámos muito. Tentámos perceber como eram as condições de vento e mar e, não ficamos surpreendidos. As condições de hoje para os Star foram perfeitas”
Xavier Rohart

“Decidi vir para o Star porque me dá hipótese de navegar com nomes como Paul Cayard, Fredrik Loof, Xavier Rohart, Torben Grael. Atraiu-me muito. Depois, estava há 15 anos a velejar nos Laser e já tinha ganho tudo o que queria. Sinto-me a crescer como velejador”
Robert Scheidt

Regatas 3 e 4
Campo de Regatas 4
Condições: 18 nós – 345º direcção
Ondulação: 1.5 a 1.8m


Tornado

Consistência de Carolijn Brouwer vale liderança
A dupla belga Carolijn Brouwer/Sebastien Godefroid mantém-se na liderança na geral de Tornado, depois de disputado o segundo dia de regatas da classe.
A única tripulação mista presente está no comando depois de ter sido 3ª em ambas as provas do dia.
Os espanhóis Fernando Echavarri/Anton Paz e os franceses Xavier Revil/Christophe Espagnon, dividiram os louros dos triunfos nas regatas disputadas.
O espectáculo dos Tornado a navegarem entre os 14 e os 18 nós foi absolutamente fantástico.

Citações
“Começámos bem. Tivemos a sorte de cruzar toda a frota, rondámos a bóia na frente e depois sentimo-nos confiantes até ao final da regata”
Fernando Echavarri

“Temos andado a queixar-nos de navegar com vento de “meninas” e agora, com vento forte, a Carolijn continua a dominar”
Mitch Booth

“Estamos contentes com a nossa performance. Melhorámos, em relação a ontem, e temos estado muito consistentes”
Carolijn Brouwer

Regatas 3 e 4
Campo de Regatas 3
Condições: 18 nós – 345º direcção
Ondulação: 1.5 a 1.8m


Laser
Arapov no Comando

O croata Mate Arapov lidera a frota mais numerosa do campeonato. Em dia de estreia nos Campeonatos, a regularidade voltou a ser premiada. Arapov não venceu qualquer regata mas segue na frente com dois pontos de vantagem sobre o alemão Simon Grotelaeschen. O primeiro dos favoritos é o britânico Paul Goodison, que segue na terceira posição.
A armada australiana, Michael Blackburn e Tom Slingsby são 11º e 22º, respectivamente e Gustavo Lima ocupa a 39ª posição, depois de ter feito 28º, devido a problemas no leme do Laser, e 1º.

Citações
“Fiz a regata perfeita, depois de outra algo estranha. Na vela, acontecem estas coisas e temos de estar preparados para tudo. Encarei a 2ª prova como se fosse a primeira do campeonato”
Gustavo Lima

Regatas 1 e 2
Campo de Regatas 5
Condições: 18 nós – 345º direcção
Ondulação: 1.5 a 1.8m

Laser Radial
Lijia Xu tem arranque fabuloso

A chinesa Lijia Xu iniciou a prova dos Laser Radial com duas vitórias e deixou a concorrência avisada de que não está para brincadeiras. A israelita Nufal Edelman surpreendeu, terminando o dia na 2ª posição seguida pela norte americana Sarah Lihan.
A estreia de Sara Carmo fica marcado por um bom resultado (17º) e uma desclassificação por largada adiantada.
Luís Rocha, chefe da equipa portuguesa, mostra-se satisfeito com o desempenho de Sara Carmo: “Surpreendeu-me pela positiva, dado que não tem escola de alta competição. Apesar de ter sido desclassificada, mostrou que é capaz de lidar bem com as melhores velejadoras” , afirma.

Regatas 1 e 2
Campo de Regatas 2
Condições: 18 nós – 345º direcção
Ondulação: 1.5 a 1.8m

1º dia de Regatas 3 de Julho
Franceses na Frente

As tripulações francesas dominaram o primeiro dia de regatas dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica, que decorrem até 13 de Julho, em Cascais. As classes Star e Tornado tiveram as honras de estreia da competição e o arranque foi emocionante. As condições foram menos fortes que o esperado, tendo o vento soprado de Oeste rodando durante o dia para Noroeste, com uma intensidade entre os 10 e os 12 nós.


Domínio repartido na classe Star
Com a frota dividida em dois grupos (amarelo e azul), com 62 tripulações, o equilíbrio foi a nota dominante na classe Star. O primeiro dia mostra que, apesar de haver fortes candidatos às medalhas, será difícil alguma tripulação destacar-se de forma clara. Quatro regatas, quatro vencedores, o britânico Iain Percy, o polaco Mateusz Kusnierewicz, o neozelandês Hamish Pepper e o francês Xavier Rohart.
Na frente, um duelo de campeões mundiais. Os gauleses Xavier Rohart/Pascal Rambeau (vencedores em 2005) e os “kiwis” Hamish Pepper/Carl Williams, detentores do título, estão na liderança em igualdade pontual, 4 pontos, seguidos pelos italianos Diego Negri/Luigi Viale.


Citações
“Há imensa qualidade nesta classe e o equilíbrio será a imagem deste campeonato”
Iain Percy Grã-Bretanha, Classe Star

“Prefiro percursos mais longos. A consistência vai será o segredo para ganhar”
Iain Percy Grã-Bretanha, Classe Star

“Largadas e velocidade farão toda a diferença. Este tipo de condições instáveis é normal. Amanhã, quando mudarmos de campo de regatas, serão ainda mais instáveis”
Afonso Domingos Portugal, Classe Star


Carolijn Brouwer em Terceiro
As regatas da classe Tornado, com 49 tripulações, também foram pautadas pelo equilíbrio. Os franceses Billy Besson/Jarlegan Arnaud e os argentinos Santiago Lange/Carlos Espínola dividem a liderança com 9 pontos, seguidos pela dupla belga Carolijn Brouwer/Sebastien Godefroid.
Carolijn, a única mulher da frota de Tornado, adaptou-se da melhor forma às condições de vento de Cascais e conseguiu com a sua regularidade terminar a primeira ronda na 3ª posição.
Os dois vencedores do dia, os alemães Tino Mittelmeier/Niko Mittelmeier são 8º e os franceses Olivier Backes/Paul Ambroise Sevestre ocupam o 17º posto.

Citações
“Hoje, foi muito importante ser consistente. Fizemos as escolhas acertadas e tivemos boa velocidade. Estamos satisfeitos com a nossa prestação e com a forma como começámos os Campeonatos”,
Carolijn Brouwer Bélgica – Tornado

“O engraçado é que o Olivier Backes perdeu a contagem do relógio antes da largada e fomos nós que lhe indicámos o tempo correcto. Foi uma grande regata, especialmente depois de termos ficado em 23º na 1ª regata do dia”
Charlie Ogletree Estados Unidos – Tornado

Classificações finais e resumos detalhados das regatas em www.cascaisworlds2007.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta