CAP 27 Open: Puro estilo italiano

0

Copyright © Texto e fotos: Náutica Press.

O construtor italiano desenvolve a sua actividade de construtor em duas vertentes distintas: fabrico de embarcações semi-rígidas e fabrico de embarcações em fibra. Ambas as gamas são equipadas com motores fora de borda e, no caso de Portugal, com motores Yamaha.

Entre chuvadas fortes e ventos intensos deslocámo-nos ao Algarve, zona de Portimão, para experimentarmos um modelo de 27 pés equipado com dois motores Yamaha de 115 Cv cada. O CAP 27 Open possui as linhas clássicas e com uma consola central muito dentro do visual que caracteriza este construtor. Este tipo de embarcação encerra um conjunto de características que me agradam bastante como é o caso da consola central com a possibilidade de colocação de um top-bimini, conceito walkaround, poço espaçoso e com uma boa borda, espaço à proa para colocação de um solário. O nosso ponto de partida foi a pequena marina do Clube Náutico do Arade, junto à povoação de Mexilhoeira da Carregação, com a maré ainda a encher.


Nestes rios com grande amplitude de marés, a dificuldade de circulação é grande e exige uma condução calma e cuidadosa. Com três adultos a bordo e a uma velocidade lenta o conjunto mostrou-se muito fácil de levar respondendo prontamente a todas as solicitações de mudança de direcção ou de aceleração. A nossa primeira paragem foi para abastecer no cais junto à Marina de Portimão e a manobra de atracação realizou-se sem qualquer problema tendo o barco diversos pontos para colocação das defensas. Depósito atestado rumámos à saída do porto para experimentarmos a navegação em mar. Não foi a


O espaço do poço permite que 4 pessoas tomem uma pequena refeição.

primeira vez que experimentámos uma embarcação deste construtor e tinhas na memória uma boa impressão quer do navegar como da capacidade de manobra. Este conjunto confirmou esta nossa impressão possuindo ainda uma resposta rápida (chegámos às 5000 rpm em 21,5 s e atingimos a velocidade de 34 nós). A navegar contra a vaga nunca nos molhámos mostrando que a configuração do casco deflecte bem a água. Equipado com dois motores de 115 Cv mostrou-se um conjunto seguro, sem reacções bruscas e com um navegar suave e agradável.

Motor
O CAP 27 Open estava equipado com dois motores Yamaha F115. Trata-se de um motor a 4 tempos com 4 cilindros em linha (de 16 válvulas e a configuração da Dupla árvore de Cames à Cabeça (DOHC)) e com uma cilindrada 1 741 cm³. Possui injecção electrónica de combustível (EFI) em que um micro-computador analisa e ajusta a mistura combustível/ar com perfeição sob quaisquer condições de funcionamento e, ainda o sistema TCI de ignição. Este motor Yamaha dispõem de um alternador (12V-25ª) de elevada potência assegurando a energia suficiente sempre disponível para o arranque do motor, mesmo depois de longos períodos ao ralenti ou utilizando múltiplos acessórios em navegação a baixa rotação.



A consola central é ampla e protege bem o piloto e o acompanhante. No seu interior temos uma pequena cabine de apoio equipada com WC marítimo e um fogão a gás

Ficha técnica
Modelo CAP 27 Open
Origem Itália
Construtor Capelli
Comprimento 8,10 m
Boca 2,60 m
Peso s/motor 1500 kg
Motorização máx. 300 Cv
Lotação 8 a 9

Comercialização Angel Pilot (tel. 282 343086)

Medições
A planar 3,21 s
Mínimo a planar 3100 rpm / 13,5 nós

3500 rpm / 23,5 nós
4000 rpm / 27,6 nós
4500 rpm / 32 nós
5000 rpm / 35,8 nós
5700 rpm / 38 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta