Cascais Vela 2010: Velejadores Olímpicos dão trunfos

0

Estão encontrados os vencedores das várias classes do Cascais Vela 2010 que se realizou no passado fim-de-semana e englobou o Troféu Quebramar ORC, a Regata Alpen ANC, a Regata Clube Naval de Cascais – Rating, o Desafio Dragão Chivas e o Desafio SB 3.
José Caldeira, ao leme do Sargaço Again, é mais uma vez o vencedor do Troféu Quebramar, classe ORC A, que cumpriu este ano a sua 10ª edição. Campeão em 2009, Caldeira bateu assim o PE.MA.MI de António Gaioso Henriques, que ficou na segunda posição à frente do Jiripiti Magic de José Silva e Costa. Em ORC B, o empate. A primeira posição foi conquistada por três concorrentes: Orlando Pedrosa, no veleiro Jatai, Gonçalo Botelho do Super Açor e António Carvalho do Tuttamania. Empate em termos de pontos resolvido com recurso aos lugares conquistados em cada regata.No Desafio Dragão Chivas, José Sotto Mayor Matoso – presidente do Clube Naval de Cascais-, Gustavo Lima e Bernardo Santos, a bordo do Drago, foram os grandes vencedores, logo seguidos da equipa do Peggy de Miguel Magalhães, José Magalhães e Jorge Pinheiro de Melo. Em terceiro lugar, pontuou o Baby Girl de Flipe Silva, Joaquim Moreira e Afonso Marques. Grande esperança da edição deste ano, o Campeão do Mundo de Soling, Gastão Brun, quedou-se pelo quarto lugar.
“Foram regatas muito competitivas. Hoje só fizemos uma por limitações de tempo, uma vez que o vento entrou muito tarde. Foram muito disputadas pois houve três vencedores diferentes em cada uma delas o que mostra o bom nível de todas as tripulações”, comentou José Sotto Mayor Matoso, no final da competição, acrescentando: “O Clube Naval de Cascais teve mais uma vez uma organização muito boa em terra e no mar. Este ano com um novo formato mas recebemos muitos elogios dos velejadores e patrocinadores”
No Desafio SB 3, o último dia de provas ficou marcado pela inversão total de resultados. No final, o Bettersof/Bicasco de Luis Santos, Rui Duarte e Pedro Vilela acabou por vencer a competição à frente de Fernando Bello, António Gois e Martim Soares Franco (2º). O Quebramar – que tem na tripulação Gonçalo Esteves, Administrador-geral da empresa que dá nome à embarcação, com Rui Brites e o olímpico Álvaro Marinho, ficou em terceiro lugar.
Luís Santos não escondia a satisfação pela vitória: “Foram regatas excelentes. Conseguimos andar sempre no grupo da frente. Apanhámos bons ventos. Hoje apanhámos cerca de 25 nós. Tivemos adversários muito fortes mas vencemos”.
Na classe ANC – Regata Alpen – a vitória ficou na mão de Luís Matos, skipper do Altitudes II, enquanto na Regata do Clube Naval de Cascais – Classe HCNC – o primeiro lugar foi para a prata da casa, o 3 Marés de Nuno Fonseca.
Está assim cumprida mais uma edição do Cascais Vela 2010 que contou com a participação de 350 velejadores, organização do Clube Naval de Cascais e apoio das empresas Quebramar, Alpen, Chivas, Águas Vimeiro, Sumos Hero, Jeep e L’Occitane.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta