Centenário do Porto de Setúbal traz veleiros ao Sado

0

As Festas da Baía e Setúbal 2023 arrancam já no dia 21 de setembro, desta feita inseridas nas comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, numa organização da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, CMS – Câmara Municipal de Setúbal, APORVELA e Marinha Portuguesa.

Durante 10 dias, Porto e Cidade voltam a ser palco, entre a zona ribeirinha, junto ao Cais 2 do Porto de Setúbal e o Largo José Afonso, de conferências, visitas a navios, concertos, sessões de astronomia, workshops, exposições, provas desportivas, passeios pedestres, experiências náuticas e atividades gastronómicas.

Para o presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, «dar a conhecer o Porto de Setúbal e a sua história é um dos objetivos deste Centenário e as Festas da Baía são um excelente espaço e oportunidade para reforçar esse objetivo». Carlos Correia, na apresentação das Festas da Baía, sublinhou ainda que «temos um programa ambicioso que valoriza Setúbal a todos os níveis e que vai potenciar o reconhecimento das suas atividades e do importante papel do Porto de Setúbal».

No programa das festas, destaque para a presença dos Navios NRP Sagres, Grande Veleiro Pascual Flores, NRP Polar, NRP Zarco e a Caravela Vera Cruz, que estarão abertos a visitas escolares e publicas. É ainda de realçar mais um seminário do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, A Relação Porto-Cidade na Agenda 2030: desafios e oportunidades para o Porto de Setúbal, que visa assinalar o Dia Mundial Marítimo apresentando uma reflexão sobres os desafios e oportunidades futuras para o porto de Setúbal na sua ligação com a cidade e com o estuário do Sado alicerçada nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

Durante esta conferência de imprensa, também esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins. O edil setubalense referiu que «a relação da Cidade com a baía, o Porto e a tradição marítima são históricas, mas este ano queremos ir mais além valorizando as nossas tradições, apostando também na gastronomia, vinhos da região, organizações de pesca e, claro, o centro das nossas atenções vai para o centenário do Porto de Setúbal, que é um polo de desenvolvimento ligado à evolução histórica da própria cidade».

Já a vice-presidente da APORVELA, Margarida Almodôvar, revelou que a presença da associação nas Festas da Baía de Setúbal e no Centenário do Porto de Setúbal é «uma honra» e que com esta participação pretendem «promover a literacia do mar, proporcionando também a visita aos navios que estarão atracados na baía do Porto de Setúbal».

O Porto de Setúbal assume-se em cooperação com o município, como um polo de desenvolvimento sustentável da atividade portuária, do crescimento económico, da economia azul, da inovação, da tecnologia, mas com uma forte ligação à cidade e às comunidades, colaborando na promoção do turismo, nomeadamente nas suas vertentes marítimas ligadas ao usufruto da Baía de Setúbal e da zona ribeirinha.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta