CIÊNCIA:Monitorização do impacto global do dióxido de carbono

0

Projecto europeu da ESA
A Agência Espacial Europeia vai começar a monitorizar em tempo real as cores dos oceanos, através da plataforma GloColour, a partir de 2008. O projecto até agora já conseguiu reunir informação a dez anos até 2007. Estes dados são importantes para monitorizar o ciclo do carbono e conhecer o impacto que a produção de mais 25 milhões de toneladas anuais de dióxido de carbono, pelo Homem, terá na nossa atmosfera no futuroDe um modo simplificado, os oceanos da Terra desempenham um papel importantíssimo no ciclo de carbono. A cor dos oceanos dependem do fitoplâncton, plantas marinhas que vivem na superfície e que acumulam dióxido de carbono Tal como as plantas em terra, constituem verdadeiros depósitos de dióxido de carbono. Apesar de ser microscópico, o fitoplâncton contem clorofila, que dá cor à água dos oceanos, tornando possível observar e detectar estes organismos a partir do espaço, utilizando sensores de cor.
O projecto GloColour vive disto, e já reuniu 55 terabytes de informação até ao momento, recorrendo a três instrumentos diferentes de satélites distintos: .
As bases de dados estão acessíveis ao público através do site da GloColour. Um novo interface, Hermes, permite que os utilizadores seleccionem um determinado período, região espacial e tipo de produto durante a pesquisa. Com base nestes parâmetros, o sistema escolhe os produtos de cor para download.
Os benefícios da combinação destes sistemas são a melhor determinação das variações diárias e a redução dos erros devido à existência de uma maior quantidade de informação. Os dados têm qualidade garantida, uma vez que foram efectuadas medições em alguns locais específicos e feita a respectiva comparação. A informação reunida pelos três sensores é melhor do que a facultada por eles em separado, conclui-se.
Esta plataforma dará ainda a possibilidade aos oceanógrafos de monitorizar o estado dos oceanos para outras aplicações, nomeadamente para usufruto das indústrias de aquicultura e pesca. Este serviço deverá continuar no futuro graças à Comissão Europeia, que vai manter a produção da série GloColour a partir de 2009, no âmbito da iniciativa Monitorização Global para o Ambiente e Segurança.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta