- O sector de aluguer de embarcações em Portugal triplicou as suas reservas durante esta temporada de Verão, em comparação com o mesmo período de 2020.
- Velejar foi a opção favorita de muitos turistas este Verão, tornando-se uma grande alternativa para desfrutar de umas férias sem multidões e de uma forma simples, graças a plataformas como Click&Boat que oferecem barcos com capitão em apenas alguns cliques.
- A atividade náutica afasta-se do cliché de que só pessoas experientes velejam. Muitos dos barcos são fretados com capitão, a lancha é o tipo de barco mais popular e o viajante médio português tem entre 25 e 45 anos de idade.
O aluguer de barcos, que registou um aumento expressivo em 2020 como uma das opções de férias mais seguras apesar da pandemia, consolidou a sua posição como uma tendência este ano, à medida que o sector continua a crescer.
Cada vez mais viajantes estão a escolher navegar para desfrutar de destinos de sol e praia longe das multidões e em pleno contacto com a natureza. Click&Boat, plataforma líder de aluguer de embarcações, afirma ter recebido mais reservas a nível mundial nos meses de Junho, Julho e Agosto de 2021 do que em todo o ano de 2019 e todo o ano de 2020, ambos anos separadamente. Ainda de acordo com os seus dados, os alugueres feitos este Verão por viajantes portugueses triplicaram em comparação com a alta temporada de 2020.
Os destinos favoritos dos navegadores portugueses
Faro, Albufeira e Lisboa encabeçam a lista dos sítios de navegação mais procurados. Contudo, embora os destinos favoritos sejam dentro do país, graças à flexibilização de algumas restrições e ao Certificado Digital COVID, os destinos internacionais estão de volta ao radar. Segundo a Click&Boat, 61% dos portugueses que navegaram pela sua plataforma no Verão de 2021 fizeram-no no estrangeiro, sendo a Espanha o país com mais reservas. Em 2020, apenas 39% dos viajantes navegaram para destinos internacionais.
Férias acessíveis e personalizáveis
De acordo com a análise da temporada de Verão de 2021, os clientes portugueses da Click&Boat gastam uma média de 475 euros por dia no seu aluguer de barco, e tendem a velejar em grupos de 2 a 6 pessoas. Vêm principalmente de Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia, e têm entre 25 e 45 anos de idade.
A existência de diferentes tipos de barcos, destinos e serviços permite adaptar o plano às diferentes necessidades e orçamentos. As lanchas lideram a lista dos tipos de barcos mais populares. São normalmente alugadas para uma viagem de um dia, para desfrutar das enseadas e praias a partir de uma perspectiva diferente. São seguidas por veleiros, catamarãs e iates.