Cobalt 323: Performance desportiva

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: Estaleiro.

O layout co Cobalt 323 inclui espaços amplos enquanto a cabina tem espaço suficiente para que duas pessoas passem uma noite bastante confortável.
A cozinha e casa de banho embora pequenas providenciam o necessário para que se sinta o conforto tanto numa noite como num fim-de-semana.
Através do pára-brisas que se abre, tem-se acesso à proa através de um passadiço que permite chegar á loca do ferro. O passadiço permite que nos agarremos aos seus dois corrimões dando toda a segurança, mesmo em mar agitado. Á proa a âncora recolhe para um compartimento específico, revestido a aço inoxidável para maior protecção e onde encaixa na perfeição. As luzes de atracagem são muito práticas aquando acostamos em sítios mais escuros ou quando colocamos o barco no atrelado á noite.


O acesso á proa é facilitado por uma escada retráctil que se encontra num compartimento específico a bombordo.
Os bancos do cockpit são espaçosos permitindo relaxar quando ancorados ou simplesmente conviver enquanto se navega. A bombordo o assento tem um descanso de costas basculante e um confortável sofá que preenche todo este lado. Situado no painel a estibordo temos ainda um espaçoso guarda luvas. Ao longo de todo o cockpit existem suportes para copos em aço inoxidável para que todos a bordo tenham onde colocar as bebidas. Ainda a bombordo existe uma boa mesa rebatível.
A estibordo atrás do banco de pilotagem, no armário de apoio ao frigorífico há ainda um espaçoso bar com um balcão em aço inoxidável e um lava loiças. Ao lado do bar encontra-se um cesto de gelo encastrado.
Polivalência é uma constante neste 323. No assento da popa, ao lado do bar há um descanso de costas basculante que se pode tornar num descanso de cabeça quando se utiliza o solário.
O solário tem o tamanho ideal para um barco deste tamanho sendo esta a área onde se pode relaxar sendo um óptimo espaço de estar. Tem ainda um pequeno frigorífico para manter as bebidas frescas e um chuveiro com água fria e quente.
A plataforma de banhos tem uma boa dimensão com uma escada ao centro que permite facilmente a entrada e saída da água. Esta plataforma tem ainda luzes para iluminação á noite tornando-a ainda mais elegante.


Navegar
O Cobatt 323 é um excelente dayboat, para desfrutar um dia de mar ou na barragem bem passado.
A navegar é suave, respondendo muito bem a todas as solicitações, mesmo as menos convencionais, realizadas para este teste.
Mesmo em águas com mareta ou vaga larga o 323 avança sem qualquer problema, não havendo solavancos, nem batendo na vaga excessivamente. Este facto deve-se ao facto do excelente trabalho feito pelos engenheiros da Cobalt no desenho e construção do casco.
O barco vira com segurança e suavidade, mesmo a velocidades elevadas, perdendo pouca velocidade, continuando a progredir elegantemente.
Em qualquer situação, a navegar em velocidade de cruzeiro, a fundo, ou a manobrar na marina, o Cobalt 323 mostrou ser um barco fácil de conduzir, manobrar e divertido para quem gosta de sensações fortes.
De salientar que o 323 é um daycruiser atrelavel, mesmo sendo um barco com as suas dimensões.
O posto de comando está desenhado de forma elegante permitindo uma condução fácil e confortável. Á esquerda do volante, no painel inferior está o control remoto stereo com boa iluminação dos interruptores.


O painel de instrumentos muito bem desenhado revela elegância e funcionalidade facilitando a condução. Tem ainda um GPS Garmin estrategicamente situado no centro do painel e ainda um termómetro digital com a temperatura da água e do ar. O sistema hidráulico da direcção facilita em muito a condução do barco em manobras minuciosas.
O teste deste Cobalt 323 foi efectuado num lago de águas calmas, com duas pessoas a bordo, meio depósito de gasóleo, sem águas no depósito e com o equipamento mínimo necessário.
Nas condições que água onde se realizou o teste, a melhor velocidade de cruzeiro ideal é de 34 nós ás 3.500 rotações por minuto.
A esta velocidade o consumo que se registou foi de perto de 89 litros por hora, o que dá um alcance de 378 quilómetros, com o depósito de combustível atestado.
A velocidade de ponta situou-se nas 5.000 rpm com uns impressionantes 48,2 nós, o que se traduzirmos esta velocidade em alcance, teremos qualquer coisa como 230 km de raio de acção.
O tempo até o Cobalt 323 começar a planar foi de 5.2 segundos e atingiu os 26,2 nós em apenas 8.2 segundos. É preciso ter em atenção que este modelo da Cobalt tem uns massivos 5.579 quilos a seco.


Interior
O interior do Cobalt 323 é bastante confortável e espaçoso para duas pessoas passarem um agradável fim-de-semana a bordo, com toda a comodidade.
A entrada para o salão é feita por uma porta central e ampla, estando a cozinha instalada a bombordo. Esta tem boa arrumação e está equipada com um lava loiça em aço inoxidável, um microondas colocado por baixo do fogão que poderia ser um pouco maior.
A cama à proa, em forma de V, tira bastante partido do espaço sendo ainda um óptimo sofá para relaxar. Para converter este sofá em cama basta baixar a mesa e colocar as almofadas, temos assim uma boa cama para dois adultos. A estibordo há um wc e atrás dos degraus uma área de arrumação com luz, onde está o ar condicionado.

Ficha do motor
Marca – Mercruiser
Modelo – Mercruiser 496 Mag
Instalação – bi motor
Tipo – Diesel 4 tempos
Potencia máxima – 2X375 Cv
Cilindros – 6 em linha
Alimentação – injecção directa
Alternator – 12V – 80A


Ficha técnica do barco
Marca – Cobalt
Modelo – Cobalt 323
Origem – EUA
Construtor – Cobalt
Comprimento total – 10.00 m
Comprimento com a plataforma de banhos – 10.64 m
Boca –3,20 m
Largura interior do cockpit – 2,74 m
Calado – 0,61 / 0,90 m
Deposito de combustível – 659 L
Deposito de água doce – 68 L
Deslocamento a seco –5.579 kg
Motorização máxima – 2×425 Cv
Categoria – A
Comercialização – Nautiser / Centronautico

Medições
650 rotações – 3.9 nós
1.000 rotações – 5.6 nós
1.500rotações – 7.9 nós
2.000 rotações – 9.9 nós
2.500 rotações – 18.9 nós
3.000 rotações – 26.3 nós
3.5000 rotações – 34.0 nós
4.0000 rotações – 39.6 nós
4.5000 rotações –45.1 nós
5.0000 rotações – 48.2 nós
A planar aos 5,2 segundos
Dos 0 aos 30 nós em – 8.2 seg.
Velocidade máxima – 48.2 nós
Velocidade de cruzeiro – 34 nós
As velocidades registadas, com 2 pessoas a bordo, meio deposito de gasóleo e deposito de água vazio, motores 2×375 CV – Mercruiser 496 Mag

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta