Com apoio do Clube Naval de Portimão – Federação Portuguesa de Vela em Portimão

0

Foram 57 os jovens que estiveram em Portimão de 14 a 18 de Dezembro, tomando parte no estágio nacional que a Federação Portuguesa de Vela (FPV) destinou a juvenis e juniores, com vista à sua transição da Classe Optimist para as Classes Laser 4.7 e 420.
Os participantes, que contaram com o apoio logístico do Clube Naval de Portimão, representavam todas as associações continentais e ainda a da Madeira e, ao largo da Praia da Rocha, tiveram oportunidade de aprender novos métodos de navegação, em embarcações diferentes das que estão habituados a utilizar.
O presidente da Federação, Francisco Melo, traçou um balanço”extremamente positivo” da acção levada a cabo. “Este projecto envolve rapazes e raparigas entre os 12 e os 18 anos e tirou partido das condições de excelência que só o Algarve nos poderia proporcionar nesta altura do ano”.
Apesar de não ter existido muito vento ao longo dos quatro dias do estágio, considerou terem sido alcançados os propósitos: “Houve um espírito de camaradagem muito bom, promovemos a dinâmica de grupo, o espírito de selecção, e estamos todos bastante satisfeitos”.
Grande parte dos veleadores que estiveram em Portimão reúnem condições para representar Portugal nos Campeonatos da Europa e do Mundo, agendados para o próximo Verão, pelo que em Março e Abril vão disputar algumas provas internacionais, de forma a adquirirem rodagem.
“Até agora, realizávamos estágios em separado, conforme as classes ou os escalões etários, mas esta nova fórmula revelou-se muito mais completa para todos, pois os miúdos podem partilhar conhecimentos entre si, devidamente enquadrados pela equipa técnica presente, e isso é bastante eficaz”, referiu o principal responsável da FPV.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta