Conduzir o futuro de uma indústria náutica sustentável, inovadora e competitiva

0

O Blue Innovation Dock (bid) será apresentado na boot Düsseldorf de 17 a 25 de janeiro de 2026 como a principal plataforma europeia para decisores políticos, indústria, inovadores e entusiastas dos desportos náuticos, com o objetivo de moldar o futuro da indústria marítima.

Organizado em conjunto pela boot Düsseldorf e pela European Boating Industry (EBI), o bid voltará a trazer ao Pavilhão 10 um elevado nível de envolvimento político, tecnologia de ponta e debates orientados para o futuro, refletindo a crescente importância estratégica do setor no âmbito das políticas europeias de clima, indústria e turismo.

Com base no grande sucesso da edição do ano passado, o programa de 2026 irá centrar-se em questões importantes e de grande alcance para a indústria dos desportos náuticos. Os temas-chave incluem sustentabilidade e descarbonização, inovações em marinas e turismo náutico, materiais circulares e reciclagem de compósitos, design e retrofitting, digitalização e IA, bem como vela de alta performance e competição. Uma combinação de debates, keynotes, entrevistas e apresentações de inovação mostrará como a indústria, o meio académico, a política e a próxima geração de agentes de mudança estão a trabalhar em conjunto para criar um setor #MadeInEurope sustentável, competitivo e preparado para o futuro.

O compromisso da boot Düsseldorf com a inovação é reforçado pelos seus parceiros estratégicos e patrocinadores, cujo envolvimento amplia ainda mais o alcance internacional e o impacto do blue innovation dock. Os principais parceiros deste ano são o Grupo Beneteau, a Brunswick Corporation e a San Lorenzo. Líderes da indústria e pioneiros tecnológicos apoiarão novamente os eventos ao longo dos 9 dias da boot Düsseldorf, destacando progressos na propulsão sustentável, investigação de materiais, soluções digitais e desenvolvimento de marinas.

O seu apoio contribui para criar um ambiente único em que a transformação da indústria se torna visível, acessível e exequível.

A edição de 2026 do bid oferece uma plataforma de apresentação alargada para um conjunto excecional de oradores provenientes das instituições da UE, da indústria, do meio académico e do desporto. Entre os participantes políticos de alto nível contam-se os deputados ao Parlamento Europeu Marie-Agnes Strack-Zimmermann e Andreas Schwab, representantes da Comissão Europeia, incluindo a chefe do Setor do Turismo, Andreea Staicu, e altos responsáveis políticos nacionais. O discurso de abertura será proferido por David Foulkes, CEO da Brunswick Corporation, que será entrevistado em palco por Marcus Krall.

Entre os oradores esperados contam-se ainda o Dr. Prof. Phil Klaus (Universidade Internacional do Mónaco), o Prof. Felix Leach (Universidade de Oxford), Lea Jordan (indústria das viagens e hospitalidade) e Julia Minici (Afterwind). O programa B2C incluirá personalidades influentes e ativistas marinhos como Emily Penn, Lukas Haitzmann, Boris Herrmann e André Wirsig, bem como organizações de referência como a SailGP e o GEOMAR, reconhecidas pelas suas narrativas impressionantes, especialização marinha e compromisso.

O blue innovation dock é a plataforma estabelecida de apresentação e networking para a indústria marítima. Mostra que a boot reúne, num único momento e num único local, todos os setores responsáveis por uma economia funcional e uma indústria de desportos náuticos ágil. É aqui que se manifestam as exigências à política europeia, se apresentam visões e se exibem tecnologias entusiasmantes. Podemos esperar nove dias de transferência intensiva de conhecimento e expertise no Pavilhão 10”, afirma Petros Michelidakis, Diretor da boot.

O Presidente da EBI, Robert Marx, acrescenta: “O blue innovation dock tornou-se uma plataforma estratégica onde têm lugar as discussões mais importantes da nossa indústria. Juntamente com a boot Düsseldorf, estamos a reforçar a ponte entre a indústria e a política e a ajudar a conduzir o setor náutico europeu por um caminho mais sustentável, competitivo e preparado para o futuro. Esta colaboração permite-nos mostrar inovações, reforçar as prioridades da indústria ao nível europeu e garantir que as vozes das empresas, marinas, fabricantes, entusiastas dos desportos náuticos e líderes ambientais são ouvidas. Ao reunir todos estes intervenientes sob o mesmo teto, estamos a moldar soluções concretas que irão orientar o desenvolvimento do ecossistema náutico nos próximos anos.

O programa de 2026 do blue innovation dock será publicado no início de dezembro.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta