Conferência – “Australian Wreck Diving & Shipwrecks on the Australian Coast”

0

Padrão dos Descobrimentos [9 de Julho | 19h00 | Entrada livre]

Conferência reúne especialistas
Peritos australianos desvendam mistérios de navios naufragados
O Padrão dos Descobrimentos recebe a conferência “Australian Wreck Diving & Shipwrecks on the Australian Coast” no dia 9 de Julho, pelas 19h00. A apresentação está a cargo de Francisco Alves, director da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Estão presentes John Riley e Ross Anderson que têm dedicado a sua pesquisa aos navios naufragados da época contemporânea.Organizada pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural e Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, a conferência procura revelar as mais recentes experiências de John Riley e Ross Anderson cuja conjugação de esforços, ilustra o melhor de dois mundos, ambos em torno dos navios contemporâneos, numa perspectiva que interessa tanto o mergulho recreativo como científico.
John Riley é pioneiro na prática do mergulho técnico na Austrália, aliando a este facto o conhecimento profundo da história e engenharia dos navios da época contemporânea. O seu talento específico no domínio do desenho, faz dele um “artista/investigador” capaz de restituir, com croquis, plantas ou documentos tridimensionais computorizados, as formas e a história dos vestígios metálicos de um navio moderno afundado.

Ross Anderson destaca-se como arqueólogo profissional no domínio da arqueologia subaquática, ilustrando a postura pioneira da Austrália em matéria de pesquisa e protecção sistemáticas dos navios da época do vapor. A recente descoberta do famoso navio português Correio da Azia, naufragado ao largo da costa australiana em 1816, e à qual o nome de Ross Anderson se encontra também ligado, é exemplo da atenção dada pela arqueologia australiana ao passado marítimo dos últimos dois séculos.

O âmbito da sua pesquisa viria a aproximá-lo de Portugal, onde esteve pela primeira vez em 1998, tendo mergulhado e participado nas investigações do CNANS no sítio de São Julião da Barra (nau do início do séc. XVII). Posteriormente participou em diversas campanhas do projecto de investigação do San Pedro de Alcantara, em Peniche.

Para mais informações contacte:: Mafalda Barbosa ou Isabel Carriço
E-mail: mafaldabarbosa@lpmcom.pt :: isabelcarrico@lpmcom.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta