CULTURA: Caravela “Vera Cruz”

0

540 anos do Povoamento dos Açores
A Caravela “Vera Cruz” largou no passado sábado, dia 21, pelas 9.30horas da Doca de Alcântara, em Lisboa, rumo a Ponta Delgada, dando assim início à sua participação na Reconstituição Histórica das Descobertas e Povoamento do Arquipélago dos Açores.
José Inácio Costa Lopes é o Homem do Leme da “Vera Cruz”, embarcação que, com uma tripulação de 21 pessoas, conta com uma enorme percentagem (cerca de 70%) de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. A chegada a Ponta Delgada, S. Miguel, está prevista para o primeiro dia de Julho, estando este reservado ao descanso da tripulação. Depois dos ensaios de desembarque que decorrem no dia 2, a Caravela ruma, no dia seguinte, ao concelho de Povoação, onde vai fundear na baía e onde se dará início ao desembarque dos “Descobridores” em dois escaleres. Segue-se a cerimónia de levantamento do Padrão dos Descobrimentos, que será transmitida e comentada na RTP Açores. Pela noite, junto à Igreja Velha, terá lugar uma Ceia Medieval com actores, figurantes e diversas Entidades convidadas.
No dia 6 de Julho, a Caravela atraca no novo Cais de Cruzeiros de S. Miguel e o espectáculo prossegue com o desembarque de passageiros, escravos e monstros. O cais será animado por 60 tamborileiros, saltimbancos e o grupo de animação Monte Lunai. Uma vez mais a transmissão televisiva será assegurada pela RTP Açores.
Depois de um dia aberta ao Público, a “Vera Cruz” segue para o Faial, onde chega ao Porto da Horta no dia 9. No dia 11 é feito o desembarque dos “Povoadores” na praia, com uma cerimónia evocativa de Nª Srª das Angústias. No dia 12 a Caravela ruma à Ilha Terceira, onde, em Angra do Heroísmo, se recria a escala feita nesta cidade na Rota da Índia.
A Caravela “Vera Cruz”, réplica das antigas Caravelas Portuguesas da Era dos Descobrimentos, foi construída no ano de 2000 como marco da comemoração dos 500 anos do Achamento do Brasil.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta