CULTURA: Cascais Atlântico, Câmara de Cascais e Fundação D. Luís I Promovem ambi

0

A Cascais Atlântico, a Câmara Municipal de Cascais (CMC) e a Fundação D. Luís I promovem, até 1 de Novembro, a 1ª edição do ArteMar Estoril, o maior evento gratuito de escultura ao ar livre a nível nacional. Esta exposição estará patente ao público ao longo do Passeio Marítimo da Costa do Estoril, numa extensão de dois quilómetros, entre a praia das Moitas e a praia da Poça.Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e vice-presidente da CMC, “este evento é um marco original na promoção do mar e do concelho, recorrendo à arte e ao estímulo competitivo, sem esquecer a pedagogia, presente nos ateliês para crianças, e a sensibilização pública para a temática ambiental, que está subjacente a toda a iniciativa”.
O “ArteMar Estoril 2009” combina uma exposição e concurso internacional de esculturas ao ar livre orientadas para a temática do mar, o qual deve estar representado ou incorporado através da utilização de materiais ou resíduos marinhos.
O objectivo é desenvolver o Concelho, através da dinamização do passeio marítimo do Estoril e das praias de Cascais, sensibilizar os visitantes para as questões ambientais relacionadas com o mar e promover a protecção dos recursos marítimos.
Paralelamente, os organizadores vão instituir um Prémio de Excelência, com o intuito que se torne uma referência internacional no plano cultural e fomente um Programa Educacional Ambiental dirigido aos jovens.
Na selecção dos trabalhos a concurso, uma comissão composta pela Comissária do evento, Luísa Soares de Oliveira, e representantes da CMC, Fundação D. Luís I e Cascais Atlântico, elegeu as obras de Alan St. George, Carlos Lobato, Jin Nie, José Filipe Guimarães Almeida, Maria Regina Magalhães Barros de Mesquita Ramalho, Mariana Riscado, Matthias Contzen, Natércia Caneira, Nuno Maya, Carole Prunelle, Peter Gilbert, Teresa Cardoso e Teresa Paulino.
Extra-concurso, também está exposta uma obra da autoria de 10 artistas da CERCICA, composta por cubos revestidos com azulejos, que reflectem o olhar dos autores sobre elementos do mar, como as estrelas-do-mar, crustáceos, cefalópodes, corais, peixes, medusas, o próprio mar, conchas, plantas aquáticas e ondas. A CERCICA é uma associação que promove a qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e outras incapacidades.
O trabalho vencedor será contemplado com um Prémio ArteMar Estoril, no valor de 15 mil euros, e uma viagem à exposição australiana Sculpture by the Sea, em 2010. Também haverá um Prémio do Público, no valor de 5 mil euros, na sequência de uma votação electrónica efectuada pelos visitantes. De acordo com o regulamento, a obra vencedora passará a ser propriedade da CMC, que o instalará num parque verde de Cascais, onde será mantido e conservado.
A sede da exposição situa-se no Passeio Marítimo, junto ao Palácio Duque de Palmela, e permanecerá aberta todos os dias da semana, das 10 às 19 horas, com uma área de informações, zona para exposição de produtos de merchandising e um local para realização do Programa Educacional Ambiental.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta