CULTURA: Fragata “D. Fernando II e Glória” – Reabriu ao público

0

A Fragata poderá ser visitada na doca seca em Cacilhas, local muito próximo do terminal dos barcos que fazem a travessia do Tejo entre o “Cais do Sodré” e aquela localidade ribeirinha do Concelho de Almada.
O Protocolo estabelecido entre a Marinha, a Câmara Municipal de Almada e a AGII Atlântico permitiu o estabelecimento de condições para a entrada do navio em doca, criando assim condições para aí serem feitas operações de reparação e manutenção do casco. No entanto, estas acções não impedem a visita ao navio.A Fragata, construída nos estaleiros Reais de Damão em 1843 e acabada em Goa, fez a sua viagem inaugural em 2 de Fevereiro de 1845 tendo partido daquela cidade e chegado a Lisboa em 4 de Julho do mesmo ano.
Durante 33 anos navegou percorrendo cerca de 100 mil milhas, o equivalente a cinco voltas ao mundo.
Esta Fragata, exclusivamente à vela foi a última a fazer a chamada “Carreira da Índia”.
A visita a este navio, reconstruído com imenso rigor e fidelidade aos desenhos originais, permitirá um contacto com um navio daquela época e com a história de um Portugal, País de Marinheiros da segunda metade do Séc. XIX.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta