De 5 a 9 de Março, no SÁLA, há lampreia de perder a cabeça

0

De 5 a 9 de Março, a lampreia é protagonista no SÁLA, pela mão do chef João Sá. Em linha com a sua filosofia de proximidade com os produtores, cuidadosamente escolhidos, João Sá levará à mesa do SÁLA este ingrediente exclusivo, fruto da sua parceria com Alexandre Carvalho, um fornecedor que trabalha no Mondego. As lampreias, que foram pescadas na Figueira da Foz, serão servidas em várias formas, como a tradicional lampreia à bordalesa, ou criações mais autorais como lampreia fumada ou uma original lampreia com carne de porco.
Este é o primeiro produto para “foodies” a que vamos dedicar uma semana especial, mas haverá mais, em breve”, revela o chef João Sá, que tem nos produtos portugueses de qualidade e na proximidade com os produtores uma das suas pedras de toque.
Este ingrediente, muito procurado, amado ou odiado, tem na História e na literatura portuguesas ampla representação. Havia mesmo quem corresse risco de vida para comer a iguaria: conta-se que por volta de 1423, no reinado de D. João I, os pescadores tentaram fintar a proibição de pesca à lampreia, tendo o rei respondido duramente, com condenação ao enforcamento. Ficou célebre uma frase sua: “Estranhos costumes o de morrer por uma lampreia”. Nos dias de hoje, não é preciso ficar sem cabeça para comer uma lampreia de perder a cabeça. Basta ir ao SÁLA.

Reservas: 21 887 30 45 / R. dos Bacalhoeiros, nº 103, Lisboa

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta