DESPORTO:Audi MedCup Circuit – Lista de Inscritos para o circuito

0

O circuito Audi MedCup 2009 tem início marcado para o dia 12 de Maio na cidade de Alicante. Aberto que está o período de inscrições, dezassete equipas, de TP52 e GP42, manifestaram interesse em competir no circuito de regatas líder mundial, este ano composto por cinco etapas em quatro países europeus, entre os quais Portugal, na cidade de Portimão, onde se realizará, de 18 a 23 de Agosto, o Troféu de Portugal – Cidade de Portimão pelo terceiro ano consecutivo. A prova conta, mais uma vez, com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Portimão.“Uma frota de onze TP52, de nove países diferentes, e os melhores velejadores do planeta mostram que a Audi MedCup está consolidada e transformou-se no circuito de regatas por excelência”, afirma Ignacio Triay, Director do circuito Audi MedCup. “Este interesse pode ser considerado um sucesso num ano em que a economia global está a ter um efeito negativo em todas as áreas do desporto e, em particular, na vela.” “Como velejador, prefiro a qualidade da competição à quantidade”, acrescenta Nacho Postigo, Director-Técnico do circuito Audi MedCup. “Vendo os numerosos eventos internacionais que foram cancelados ou que viram a sua dimensão reduzida, penso que temos de estar satisfeitos. É gratificante saber que o circuito Audi MedCup pode contar com a participação de tantas tripulações de nível tão elevado.”Onze TP52 vão competir no Troféu Cidade de Alicante, incluindo uma nova equipa: Emirates Team New Zealand, formada pelo sindicato à Taça America e liderada por Dean Barker. Pela primeira vez, uma tripulação neozelandesa compete no circuito e vai ter de
enfrentar dez adversários mais experientes nos TP52.
Os três barcos que venceram na edição 2008 da Audi MedCup voltam a marcar presença no circuito e terão a companhia na linha de largada de uma fortíssima frota internacional de TP52. Seguindo a classificação final do ano passado, teremos os norte-americanos do Quantum, liderados por Terry Hutchinson, estão preparados para defender o título; Os espanhóis do Bríbon, segundos classificados em 2008, terão ao leme Thierry Peponnet.
Guillermo Parada continua à frente dos argentinos do Matador; o sueco Torbjorn Tornqvist segue com o Artemis; O Desafio volta com Paul Cayard; o italiano Riccardo Simoneschi estará no Audi Sailing Team; John Cook mantém o britânico Cristabella; Os russos do Synergy, vão ter dois timoneiros Valentin Zavadnikov e Sergey Pichugin; Afonso Domingos continua ao leme do Bigamist; O Valars é o segundo barco da Rússia e tem Sergei Shetsov como líder.
Com esta frota espectacular, as regatas prometem ser tão intensas como as testemunhadas em 2008.
A frota de GP42 compete pela primeira vez no circuito Audi MedCup e começa um dia depois dos TP52. Seis equipas, de três países diferentes, confirmaram a presença em Alicante, naquela que será a primeira regata na história dos GP42 no circuito: Os espanhóis participam com o Madrid About Sailing, de José Maria Van der Ploeg, o Puerto Calero de Daniel Calero e o Caser-Quum de Javier Goizcueta; de Itália vêm o Airis, de Roberto Moniti – 2º classificado em 2008 – e o Roma 2, de Filippo Faruffini; fecha a lista o Swing, do japonês Keisuke Suzuki.
“Ter, na linha de largada em Alicante, seis GP42 de três países diferentes são boas notícias”, explica Ignacio Triay. “Naturalmente, gostaríamos de ter mais. Mas temos de ser realistas e levar em linha de conta que é a sua estreia no circuito. Estou convencido que veremos aumentar o número de inscritos nas próximas épocas.”
De acordo com Nacho Postigo, a entrada dos GP42 representa um passo em frente no crescimento do circuito Audi MedCup e vai beneficiar ambas as frotas. “A influência será positiva tanto para o circuito e a classe GP42. Penso que haverá sinergias de ambas as classes; Logo, a competitividade vai aumentar nos GP42 que querem passar para o comprimento acima, enquanto os TP52, com orçamentos limitados, podem optar pelos GP42. Ao mesmo tempo, um potencial patrocinador ou armador pode começar nos GP42 e saltar, posteriormente, para os TP52.”

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta