ECONOMIA Oceano deve ser elemento de globalização Seminário sobre hypercluster d

0

A Agência Cascais Atlântico promove, no âmbito do Green Festival, o Seminário ‘Hypercluster do Mar – Que Futuro?’, a decorrer a 24 de Setembro, no Centro de Congressos do Estoril. O Seminário tem como objecto de debate o estudo mais aprofundado realizado em Portugal sobre a economia do mar, da responsabilidade da empresa dirigida pelo ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes, por iniciativa da Associação Comercial de Lisboa.
O Seminário, constituído por nove workshops, visa apresentar soluções concretas de como as actividades ligadas ao mar podem contribuir para o aumento substancial da riqueza nacional. Actividades que passam pelo turismo e actividades náuticas, pela adopção de uma estratégia integrada dos portos logísticos, pesca, aquicultura e indústria do pescado, e pela visibilidade e comunicação de culturas marítimas, não esquecendo o historial de Portugal no que respeita ao mar e à associação comum de um povo de marinheiros.
O estudo salienta ainda a importância do Oceano como factor estratégico global de desenvolvimento e a necessidade de envolvimento da sociedade civil organizada, empresas e aparelhos do poder político formal para a adopção, desenvolvimento e inovação de políticas e acções sustentadas em torno da economia do mar e de todo o seu potencial.
As inscrições para o seminário ‘Hypercluster do Mar – Que Futuro?’ têm um custo de 40€ para o público em geral e de 15€ para estudantes, e devem ser efectuadas em www.cascaisatlantico.org
Organizado pela Câmara Municipal de Cascais e pela Agência Cascais Atlântico e, inserido no Green Festival, o seminário conta com a parecia da Associação Comercial de Lisboa – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Universidade Técnica de Lisboa, Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar e SAER – Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco. E conta, ainda com o apoio da AORN – Associação dos Oficiais da Reserva Naval, Associação Empresarial do Concelho de Cascais, DNA Cascais, Instituto Hidrográfico e Instituto Portuário de Transportes Marítimos.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta