EDUCAÇÃO: Mais de 1000 jovens voluntários preservam o ambiente em Cascais

0

Mais de mil jovens foram reconhecidos pelo seu trabalho de voluntariado nos programas Maré Viva, promovido pela Câmara Municipal de Cascais (CMC) e Natura Observa, da Agência Municipal Cascais Natura, com a entrega dos diplomas de participação em acções de sensibilização ambiental e trabalho comunitário no último Verão, em Cascais.
Para António d’Orey Capucho, presidente da CMC, “estes diplomas, além de constituírem o reconhecimento simbólico do esforço feito por estes jovens, representam o êxito de ambas as iniciativas, vocacionadas para a preservação da Natureza, consciencialização das populações em matéria ambiental e ocupação dos tempos livres”.Carlos Carreiras, presidente da Cascais Natura e vice-presidente da CMC, considera que “face aos bons resultados de participação obtidos, é com satisfação que podemos antever novas edições destas iniciativas e acreditar que o desenvolvimento sustentável em Cascais é uma realidade muito concreta”.
O Maré Viva é um programa de voluntariado para jovens dos 15 aos 21 anos, que participaram em mais uma edição (a 11.ª), nas tradicionais acções em praias do concelho de Cascais, tendo sido atribuídas 600 bolsas.
Como é hábito, as acções visaram melhorar a segurança nas praias, sensibilizar utentes e participantes para as questões ambientais, divulgar informações turísticas, ambientais e de saúde pública à população e promover a ocupação dos temos livres dos jovens, mobilizando-os me prol da comunidade.
No total, realizaram-se mais de 4.800 acções, entre prestação de primeiros socorros, rondas periódicas para prevenção de riscos, apoio a colónias de férias, distribuição de pulseiras de identificação (10 mil), distribuição de cinzeiros de praia (18 mil), limpezas de manutenção, alerta de autoridades, prestação de informação, controlo de acesso às zonas de praia e reencontro de crianças perdidas.
Este ano introduziram-se novas valências no programa, como as análises periódicas à água (900 efectuadas), com respectivos relatórios de qualidade, pela “equipa CSI”, os trabalhos de reportagem (jornais de parede, newsletters, artigos online, banco de imagens, entre outros) realizados pela “equipa Repórter do Litoral”, e os serviços da “equipa Tiralô”, para apoio no acesso à praia de pessoas com mobilidade condicionada ou deficiência motora. Estas actividades contaram com o apoio da Agência Municipal, Cascais Atlântico.
O Natura Observa é um programa de preservação da Natureza e ocupação dos tempos livres para jovens dos 16 aos 30 anos que se realiza no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNS-C). Decorre em regime de voluntariado e permite a formação dos participantes em diversas matérias de desenvolvimento sustentável, tendo sido atribuídas, este ano, 500 bolsas.
Nesta 3.ª edição, o programa abrangeu seis projectos: Raposa (sinalética e monitorização de pequenas e grandes rotas do PNS-C, com o objectivo de manter os percursos pedestres e cicláveis registados para visitação); Coruja (recuperação e manutenção do património arquitectónico visando preservar infra-estruturas de interesse histórico e arquitectónico); Gaio (patrulhamento e monitorização de zonas florestais e matas nas encostas da Serra de Sintra voltadas a Sul, durante os meses de Verão, para reforçar os meios de vigilância dos fogos); Guarda-Rios (monitorização das linhas de água nas treze principais ribeiras do Concelho de Cascais, para proteger as manchas de vegetação ripícula existentes ao longo das suas margens); Javali (trabalhos florestais para reduzir o risco de incêndio e apoiar a regeneração da vegetação natural); e Germina (identificação e beneficiação de espécies vegetais autóctones e recolha de sementes que constituirão o material de propagação do Banco Genético Vegetal de Sintra-Cascais).
O trabalho dos voluntários do Natura Observa foi desenvolvido ao longo de seis quinzenas, totalizando mais de 42 mil horas, numa área de intervenção de 31 quilómetros quadrados.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta