Em coordenação com a ONU, Portugal e mais 13 países procuram soluções globais para os Oceanos

0

Lisboa acolheu, nos dias 27 e 28 de maio, a reunião do Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável dos Oceanos (High Level Panel for a Sustainable Ocean Economy), iniciativa na qual o nosso país esteve representado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Neste Painel de Alto Nível, Portugal trabalha os grandes temas dos Oceanos em conjunto com outros 13 países – Austrália, Canadá, Chile, Fiji, Gana, Indonésia, Jamaica, Japão, Quénia, México, Namíbia, Noruega e Palau – contando ainda com a Organização das Nações Unidas (ONU) como parceiro próximo e ativo. De resto, as conclusões dos trabalhos serão entregues à ONU, tornando verdadeiramente globais as soluções encontradas para os grandes desafios dos Oceanos.
O Painel de Alto Nível reúne líderes mundiais – a Ministra do Mar é o “Sherpa” (representante oficial) do Primeiro Ministro António Costa – que reconhecem que a vertente económica e a vertente da proteção ambiental dos oceanos devem caminhar lado a lado, de forma a “produzir, proteger e prosperar”. A iniciativa junta governantes na procura de soluções reais, inovadoras e pragmáticas para a saúde e riqueza dos Oceanos, sempre debaixo do chapéu dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nomeadamente o ODS 14 (Proteger a Vida Marinha: https://www.ods.pt/objectivos/14-oceanos-mares-e-recursos-marinhos/).
A sobrepesca, a poluição marinha (nomeadamente poluição provocada por atividades marítimas como o shipping) e as mudanças climáticas são alguns dos temas chave para os quais este Painel de Alto Nível procura respostas e soluções.

Mais informações sobre o Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável dos Oceanos podem ser encontradas no seguinte weblink: https://oceanpanel.org/

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta