Estaleiro Intermare – Uma marca italiana à conquista do mercado nacional

0

Os estaleiros Intermare, com 8000 m² de área coberta, funcionam de uma forma tradicional no que diz respeito ao processo de fabrico de embarcações.


O rigor de construção e o controlo de qualidade da mesma foram os aspectos que mais nos impressionaram.

Emprega cerca de 70 pessoas e produz uma média de 47 barcos por ano sendo o modelo eleito para este ano, o 42 pés.

Na nossa vista ao estaleiro tivemos como cicerone Fábio, o responsável máximo da produção, que nos explicou todo o processo de fabrico desde a concepção aos trabalhos de acabamento.

O rigor de construção e o controlo de qualidade da mesma foram os aspectos que mais nos impressionaram. A todo o momento, devido a um sistema informático, o responsável tem uma noção exacta de como está a correr a fase de produção, o pessoal envolvido e se está a ser cumprido o programa estipulado. Ao longo de todo o processo de fabrico são analisados mais de 100 pontos relevantes. Este rigor no processo de fabrico permite a obtenção de um “BI” da embarcação que, mais tarde, é fornecido (apenas informação relevante) ao cliente. Em média, uma embarcação demora cerca de três meses a ser fabricada.

 A nosso ver este estaleiro apenas sai prejudicado pelo lay-out do próprio espaço que não permite uma circulação fácil das embarcações dentro do estaleiro. A falta de espaço obriga a movimentações sucessivas de barcos ou moldes retardando o processo de fabrico e obrigando a uma programação muito rigorosa da produção dos modelos.

A produção actual é de 5 modelos distintos. O 25 Cruiser, com 8,20 m de comprimento, é um modelo mais vocacionado para a pesca desportiva. O Intermare 30, com 9,60 m de comprimento, é proposta em duas versões com ou sem flybridge e quanto à utilização, a pesca / passeio é a sua grande vocação. Com o 33 Fly entramos na gama do cruzeiro puro onde pontificam ainda, os modelos 37 e 42. Quanto a preços, a embarcação mais pequena custa no estaleiro e s/impostos 97 000€ enquanto que o modelo 42 e, nas mesmas condições, custa 368 000€.

 Ao nível dos motores, todos os modelos possuem dois motores do fabricante Yanmar. Quanto à electrónica incorporada nas embarcações ela é maioritariamente da marca Raymarine tendo contudo, a Simrad alguma instrumentação instalada.

Mais Informações: Clique Aqui!

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta