O sistema Dehydro da Evac traz tecnologia avançada de tratamento de resíduos para superiates, reduzindo o volume de resíduos húmidos em cerca de 80%
A Evac Group, líder global em tecnologias e soluções sustentáveis, lançou o Dehydro, um sistema inovador de gestão de resíduos a bordo, desenvolvido especificamente para responder às necessidades dos superiates.
O sistema Dehydro da Evac introduz tratamentos avançados de gestão de resíduos nos superiates através da tecnologia de desidratação. Os sistemas tradicionais de resíduos a bordo requerem normalmente grandes volumes de resíduos húmidos para serem economicamente viáveis, o que os torna impraticáveis para superiates. O sistema Dehydro torna o tratamento de resíduos a bordo uma opção viável para estas embarcações, reduzindo a necessidade de descarga no mar ou de desembarque dispendioso em instalações terrestres. Isto permite uma redução significativa do volume de resíduos, ajudando os iates a cumprir normas ambientais cada vez mais exigentes e oferecendo uma solução eficaz e económica.
Através do processo de desidratação, o sistema Dehydro reduz o volume de resíduos húmidos em cerca de 80%, transformando-os num pó seco e estéril. Isto elimina a necessidade de tratamentos adicionais e simplifica o desembarque, tornando a gestão de resíduos mais simples e económica, graças ao seu design compacto, adequado a embarcações que produzem entre 50 e 1.000 kg de resíduos húmidos por dia. Isto inclui pequenos navios comerciais, OSVs, ferries, embarcações de passageiros e grandes iates.
Muitos superiates continuam a depender de opções de eliminação de resíduos desatualizadas e insustentáveis, o que os obriga a descarregar resíduos no mar onde permitido, ou a transportá-los para instalações em terra — ambas com custos ambientais e financeiros significativos.
O lançamento do Dehydro surge também num momento em que se apertam as regulamentações sobre a eliminação de resíduos para proteger os ecossistemas marinhos, sublinhando a necessidade de soluções inovadoras para superiates que, frequentemente, operam perto da costa, onde as consequências ambientais de descargas não conformes podem ser muito graves.
Björn Ullbro, CEO da Evac Group, comentou “A descarga direta de resíduos não tratados representa uma séria ameaça à vida aquática, ao reduzir os níveis de oxigénio. A maioria dos sistemas de tratamento de resíduos a bordo exige grandes volumes para ser rentável, deixando os superiates sem opções viáveis. Com a crescente pressão regulatória, os proprietários exigem soluções mais inovadoras e sustentáveis para o tratamento e armazenamento de resíduos a bordo. O Dehydro responde a essa necessidade com tecnologia de desidratação avançada, adaptada aos operadores de superiates.
O lançamento deste produto representa um momento-chave para a Evac. Tradicionalmente, inovar na nossa indústria significava desenvolver um bom produto e depois levá-lo ao mercado. Desta vez, invertemo-lo. Começámos com a realidade operacional dos clientes e identificámos as melhores soluções disponíveis. Complementar a inovação interna com parcerias estratégicas é um exemplo claro de como estamos a cumprir a nossa ambição de oferecer o portfólio mais completo da indústria em gestão de água e resíduos.”
O Dehydro representa um passo significativo para ajudar os superiates a cumprir os padrões ambientais em constante evolução, incluindo as exigências do Anexo IV e Anexo V da MARPOL, que regulam a descarga de esgotos e resíduos sólidos, incluindo resíduos alimentares, bem como a legislação europeia sobre instalações portuárias de receção de resíduos, e outros regulamentos nacionais e locais. O número crescente de Zonas Especiais sob MARPOL — sujeitas a maiores níveis de proteção contra riscos de poluição — impõe obrigações ainda mais rigorosas às embarcações que operam nestas áreas.
À medida que a regulamentação marítima avança no sentido da descarga zero, o Evac Dehydro também reduz as emissões associadas ao transporte de resíduos para terra em até 85% em comparação com o envio para aterros. Minimiza a dependência de descargas e desembarques, protege os ecossistemas e reduz custos. Com água residual de alta qualidade que requer pouco tratamento, contribui ainda para prolongar a vida útil dos equipamentos e garante conformidade futura.
Os sistemas de gestão de resíduos da Evac já estão instalados em mais de 20 000 embarcações em todo o mundo. O novo sistema Evac Dehydro incorpora um processo de secagem a alta temperatura, até 180 °C, para esterilizar e desidratar resíduos orgânicos. Inclui ainda tecnologia integrada de trituração e métodos patenteados de desodorização para lidar com odores complexos, gerando um subproduto seco e estéril.