Fairline constrói Targa 44 à medida dos motores Volvo Penta IPS

0

Copyright © Náutica Press.

A Fairline Boats vai lançar um modelo de barco IPS especialmente concebido para incorporar o novo sistema de propulsão da Volvo: o Volvo Penta IPS 500. O novo modelo, Targa 44 Gran Turismo, foi apresentado durante o Salão Collins Stewart em Londres e, apesar de o lançamento estar previsto para a Primavera já teve variadas encomendas de novos clientes e de conhecedores da marca Fairline.
O Targa 44 é uma inovação em termos tecnológicos e o primeiro modelo a ser elaborado em torno de um sistema de propulsão. “Depois de testes intensivos, ficámos tão impressionados com a performance e a poupança de combustível das unidades da Volvo, que construímos o Targa à volta das suas capacidades”, afirmou Adam Greenwood, o director técnico da Fairline. “O Volvo IPS tem um sistema inovador com as hélices voltadas para si próprias, por isso criámos um casco único, desenhado por Bernard Olesinski. Quando os utilizadores estiverem a dirigir este barco vão perceber o que quero dizer”.

Características técnicas do modelo
O casco do Targa foi afinado para tirar o máximo partido do sistema IPS, que garante uma aceleração 15% superior ao habitual e uma economia de combustível que pode chegar aos 30%. Os utilizadores podem ainda incorporar o mais recente sistema de controlo através de joystick, que facilita todas as manobras para a frente, para trás e até na diagonal, o que permite atracar o barco de forma simples e rápida.
O Targa 44 tem três opções de cores para o casco e dispõe de um tecto rígido (hardtop) e é o modelo mais pequeno da Fairline a incoporar iluminação LED, painéis vitrificados com estores e altifalantes no cockpit. Rapidamente, o cockpit pode ser transformado num salão elegante para jantares, banhos de sol, com uma área de descanso com lugares sentados que se converte numa plataforma para banhos.
Os proprietários e convidados têm um acesso fácil a casas de banho fora da área de habitação, bem como uma televisão com ecrã LCD, leitor de CD e rádio, que tiram o máximo proveito dos altifalantes do barco. Entre as opções fora dos modelos standard está a instalação de um bar no cockpit, com lava-louça, água fria e quente, frigorífico, área para fazer gelo e uma caixa refrigerada. No convés inferior, é possível instalar uma cozinha com prateleiras de cerâmica, combinar forno e microondas, frigorífico e uma mesa para seis pessoas com vista panorâmica para as janelas.

Na cabine dos proprietários impera o luxo, com uma área de dormida com uma cama de casal de grandes dimensões e instalações sanitárias. A qualidade também é uma característica da zona de convidados, onde existem duas camas convertíveis numa de casal, e também casa de banho privativa. Os materiais usados contribuem para um layout e interiores sofisticados. O interior é de carvalho americano com acabamentos acetinados e pode ser substituído por eucalipto ou madeira de cerejeira caso os compradores assim entendam. A plataforma de banhos é em teca e os visitantes podem aceder a ela através de uma escada.

Em relação à potência do barco, os potenciais clientes podem esperar velocidades de 34 nós e uma capacidade para 996 litros de combustível e 320 litros de água.
A Fairline constrói barcos de luxo entre 38 e 78 pés. No caso da gama Targa, os modelos vão dos 38 aos 62 pés de comprimento. A empresa do Reino Unido, que nasceu em 1963, exporta barcos para quase todo o mundo.

Especificações:
Comprimento – 13,68 metros
Largura – 4,01 metros
Altura acima da linnha de água – Um metro
Peso- 11300 quilogramas
Número de dormitórios- quatro

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta