Fairline – Recupera o seu primeiro barco para celebrar 40 anos

0

 A Fairline Boats, um dos maiores fabricantes mundiais de iates de luxo, vai recuperar um exemplar do seu modelo inaugural, o Fairline 19, no âmbito da celebração do seu 40.º aniversário em 2007. O primeiro Fairline vai ser recuperado à imagem e estética do ano em que foi lançado e pode ser visto pela primeira vez na London Boat Show (entre 5 e 14 de Janeiro). Depois de uma vasta pesquisa pelo Reino Unido, o fabricante conseguiu encontrar um dos seus primeiros exemplares em Norfolk. O barco terá saído para o mercado em 1968 e vendido por 595 libras (cerca de 885 euros). No restauro será tida em conta a exacta aparência do barco original. Para o cumprir escrupulosamente, a Fairline conseguiu a proeza de trazer para o projecto alguns dos construtores que trabalharam no barco naquela altura. Também o motor, um WaterMota, já começou a ser recuperado pela empresa que o criou na época. Este regresso ao passado também agradou à WaterMota, que já está a trabalhar afincadamente no “novo” motor: “o nosso director de produção, Colin Clark, trabalhou na assemblagem do motor por altura dos anos 60 e também vai estar envolvido na missão”, disse Mike Beacham, managing director da empresa. Além destas equipas, outras surgiram no âmbito desta comemoração: a Sheridan Marine (no fornecimento de peças); a Indespension Trailers ou a Bob Knowles Plant Services.
A empresa deu os primeiros passos em 1963, quando Jack Newington comprou várias saibreiras (tipo areeiros) e criou a Oundle Marina. Nessa altura, eram apenas 14 pessoas a trabalhar na Fairline. Hoje, a empresa dispõe de três estaleiros e já está a planear a construção de outro para o próximo ano. Da gama de barcos fazem parte 11 modelos. O aniversário será uma boa oportunidade para comparar os barcos de hoje com os de há 40 anos.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta