Fibramar: Um estaleiro em evolução

0

Fundada em Peniche em 1978, a Fibramar rapidamente se impôs como um importante construtor de embarcações vocacionadas para recreio e pesca desportiva.
Em 1990 mudou-se para a Zona Industrial de Porto de Lobos, ocupando desde então novas instalações com 2500 metros quadrados de área coberta e aumentando assim a sua capacidade de produção de embarcações.
Para acompanhar esta evolução a Fibramar passou a ser uma marca registada e os seus modelos certificados CE, aumentando ainda mais o seu prestígio.
Com a experiência profissional adquirida ao longo dos anos e de forma a acompanhar a evolução do exigente sector naval, a gama de modelos disponíveis foi sendo aumentada e renovada. Atualmente a Fibramar fabrica 24 modelos de embarcações de pesca desportiva que vão dos 2,60 aos 9 metros empregando apenas mão-de-obra local.
A venda desta produção é assegurada a nível nacional por cerca de 20 agentes que estão em condições de prestar toda a assistência pós-venda, apoiados pela fábrica que se responsabiliza com uma garantia de 2 anos contra qualquer defeito de fabrico.
A Fibramar dispõe também de alguns pontos de venda internacionais, nomeadamente através de distribuidores em Espanha, França, Inglaterra e Suíça.

Modelo 700 com portas de correr.

Modelo 700 com portas de correr.

Fabrico
A Fibramar produz as suas embarcações em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV). Contrariando a tendência de automação, a construção é efetuada de forma manual desde a laminagem até aos acabamentos finais. Desta forma procede-se ao desenvolvimento das várias fases de conceção com especial cuidado. A atenção que é dada em cada etapa permite que desde o início da construção se efetuem as personalizações que vão de encontro às necessidades individuais de cada cliente.
O empenho da equipa técnica com várias décadas de experiência levou a que se associe à marca Fibramar uma reputação de robustez e fiabilidade. Estes profissionais procuram continuamente formas de melhorar os produtos e aperfeiçoar os processos de fabrico de forma a potenciar os melhores resultados. Todos os materiais utilizados respeitam um elevado padrão de qualidade.
Os modelos Fibramar possuem certificado CE, respeitando os requisitos de estabilidade e flutuabilidade da diretiva 94/25/EC.
Atualmente não é utilizada madeira ou contraplacado na constituição da estrutura das embarcações.
Estes fatores são o compromisso da mais alta qualidade e têm garantido um crescente sucesso da Fibramar especialmente nos mercados internacionais.
As linhas clássicas e elegantes aliam-se então a uma elevada performance, estabilidade e segurança de forma a criar um barco ideal para recreio, pesca e outras atividades aquáticas.

Modelo 780 com cabina central.

Modelo 780 com cabina central.

Evoluções recentes
Segundo os responsáveis pelo estaleiro “…não prevemos ter nenhum modelo novo em 2015, . Este ano estamos essencialmente a fazer pequenas modificações nos moldes dos modelos já existentes de modo a melhorar ainda mais a funcionalidade a bordo e a apostar na personalização e desenvolvimento de soluções à medida das necessidades de cada cliente: temos desenvolvido diversos guarda-patrão com diferentes dimensões e arranjos internos para diferentes mercados e clientes (recreio vs. pesca).
Em 2014 foram criadas novas soluções de modo a aproveitar os cascos já no mercado de outra forma. Para os modelos 700 e 780 Pescador foram desenvolvidas duas cabinas centrais, uma com beliches e WC que maximiza o conforto a bordo, mais virada para o mercado de recreio, e outra com portas laterais de correr, pensada para a pesca profissional e que permite uma rápida transição entre a posição de piloto e a área de trabalho.
Para além destas novas cabinas, a cabina central standard – adaptável aos modelos 600, 700 e 780 Pescador – foi redesenhada de modo a permitir um maior campo de visão a partir da posição do piloto.

Modelo 780 com guarda-patrão.

Modelo 780 com guarda-patrão.

Foi também desenvolvida uma nova consola para pilotar em pé, com um design mais moderno, com linhas mais fluídas e com grande capacidade para arrumos. Na sequência desta consola prevê-se o desenvolvimento de duas novas consolas projetadas na mesma linha ao longo de 2015. Desenvolvemos também o modelo “230 Gaivota”, uma pequena embarcação a pedais para toda a família, de forma a tornar a nossa gama de embarcações ainda mais completa“.
Saiba mais sobre a marca Fibramar em http://www.fibramar.pt/

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta