“Flight of Ufford” vence a Panerai British Classic Week 2018

0

Cinquenta veleiros clássicos competiram em condições meteorológicas perfeitas durante a Panerai British Classic Week deste ano. A primeira edição do Panerai Challenger Trophy, uma nova competição criada pela Panerai e pela Royal Yachting Association (RYA)

Disputadas em Solent, um estreito situado entre o Reino Unido e a Ilha de Wight, as regatas da Panerai British Classic Week são famosas pelos exigentes percursos concebidos pelo Royal Yacht Squadron. Em 2018, uma frota de 50 veleiros clássicos usufruíram de uma semana de regatas muito complicadas a nível técnico mas com condições meteorológicas perfeitas.

Depois de uma série de seis regatas de percursos tácticos a alta velocidade, o Spirit 52’ Flight of Ufford, dirigido pelo seu proprietário Sean McMillan, venceu o trofeu Yacht of the Regatta. Nas diversas classes individuais, o Sioma ganhou a classe de 6 metros seguida de Thistle e Nancy. A vitória na classe 1 foi para o Spirit 52’ Flight of Ufford, com o Spitrit 52’ Ou Fling em segundo e o Spirit 65’ Chloe Giselle em terceiro lugar. O Cetewayo venceu na classe 2, à frente do Opposition e Golden Fleece, enquanto o Whooper ganhou a classe 3, seguido pelo Kismet e Stiletto. Na classe 4, o Suvretta e o Cereste lutaram uma dura batalha; finalmente, o Suvretta obteve a vitória à frente do Cereste, que ficou em segundo lugar e o Arabel em terceiro.

A Ladies Race (que inclui a medalha de ouro olímpica de GB Saskia Clark e a participação na Volvo Ocean Race Abby Ehler) foi vencida por Libby Deegan a bordo do Suvretta seguido pelo Whooper na segunda posição e o Cetewayo em terceiro lugar. Após a compensação de tempos, a regata inaugural 30 nm NAB Tower Race foi ganha pelo Suvretta, seguido pelo Cereste e pelo Whooper em terceiro lugar.

O prémio Concours D’Élegance para a embarcação que melhor soube conservar a sua elegância com o passar do tempo foi concedido ao Spirit 37’ Strega na classe 1, ao Opposition na classe 2, ao Whooper na classe 3 e ao Suvretta na classe 4. O troféu Concours D’Élegance foi para o Suvretta e o prémio Best Yacht for Originality para o Cereste. Em ambos os prémios são tidos em conta sete critérios: casco, equipamento, velas, equipamento de convés, interior, acessórios interiores e convés.

O prémio Best Presented New Entrant foi outorgado ao veleiro de 8 metros Njord, e o prémio «in need of a stiff drink» foi concedido ao Spirit 46’ Dido, que superou duas colisões durante uma semana de regatas a um ritmo vertiginoso. Além de algumas regatas espetaculares, esta foi também a primeira edição do Panerai Challenger Trophy, um novo prémio criado pela Panerai e pela Royal Yachting Association (RYA) que reconhece um jovem extraordinário dedicado à navegação ou ao windsurf por inspirar a nova geração. O prémio inaugural foi concedido a Nicola Stockdale, de 18 anos, voluntária no Debdale Outdoor Centre em Manchester, como resultado do seu excelente trabalho de voluntariado durante dois anos.

Entre os 40 candidatos, Nicola destacou-se pelo seu compromisso com o clube e pelo seu trabalho com crianças para promover e fomentar a vela. O troféu, criado pelo grande designer britânico Russell Pinch, foi entregue a Nicola por Ian Walker, um dos regatistas mais laureados da Grã-Bretanha e detentor de duas medalhas de prata olímpicas.

O Panerai Challenger Trophy é um projeto que já conta com 3 anos durante os quais a marca se comprometeu a realizar um investimento total de 120 000 libras por ano; a maioria dos fundos destina-se ao vencedor e ao seu clube, assim como aos finalistas e aos seus respetivos clubes.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta