Francisco Lobato em 5.º a caminho dos Açores com mar revolto

0

 Regata “Les Sables D´Olonne – Açores (Horta) – Les Sables D´Olonne”
2400 Milhas sem escala em solitário
O Velejador Francisco Lobato ocupa actualmente a quinta posição entre os barcos de série na Regata Les Sables D’Olonne – Açores (Horta) – Les Sables D’Olonne, que largou no passado Domingo (30 de Julho) da costa francesa com destino aos Açores – e regresso a Les Sables – num total de 2400 milhas de navegação solitária. Francisco Lobato está a 1057 milhas da Ilha do Faial, onde deverá chegar a partir de 7 de Agosto, e a apenas 35 milhas do líder da Regata, o francês Thomas Bonnier. A frota dispersou-se logo à saída do Golfo da Biscaia devido aos ventos de sudoeste que sopraram com uma força de cerca de 25 nós.

O português que cumpriu dois dias de regata está navegar a uma velocidade de oito nós e para já derrotou o seu principal adversário, o gaulês Stéphane Le Diraison, que ocupa a 30ª posição dos barcos de série, depois de ter regressado à costa da Bretanha.
No Golfo das Gasconha verificou-se uma forte alteração de vento que passou de norte para oeste com mar muito agitado, o que dificultou o andamento das embarcações. Sete velejadores regressaram a terra para uma escala técnica e outros três estão em vias de abandonar a prova.


Na classificação geral entre protótipos e embarcações de série (BPI Pogo 2) Francisco está em 27.º lugar entre os 66 concorrentes.
Esta etapa será mais uma prova aos conhecimentos de táctica de Francisco Lobato bem como de todos os velejadores desta Regata de 2400 milhas em solitário, 24 dos quais não franceses, em representação de 14 países, que continuam a fazer a sua qualificação para a grande travessia do Atlântico em 2007, a Transat 6,50, que ligará La Rochelle a São Salvador da Baía.

Dada a largada, numa primeira fase os Velejadores terão de sair da Baia da Biscaia, passar o Cabo Finisterra que é atravessado por enormes cargueiros e só depois rumam à Ilha do Faial, nos Açores.
O percurso levará cerca de seis a nove dias caso os ventos acompanhem os veleiros. Depois de um “Stopover” , uma paragem, de cerca de uma semana na cidade da Horta e marcando presença durante dois dias na tradicional Semana do Mar (12 e 13 de Agosto) os Skippers regressarão a Les Sables d’Olonne no dia 15.
Recordamos que Francisco Lobato é o primeiro português a cumprir a Transat 6,50, tendo já ultrapassado até ao momento todas as fases de qualificação.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta