Francisco Lufinha prepara-se para a maior travessia dupla em kitesurf

0

- Mais de 1.500 km no meio do Oceano Atlântico
- Dois recordistas do mundo em kitesurf
- Desafio extremo

13/07/17 - Oeiras (POR) - Kitesurf OdysseyFrancisco Lufinha, recordista mundial da maior viagem em kitesurf sem paragens, promete surpreender com um novo desafio extremo: ligar os Açores ao continente, numa travessia de mais de 1.500 km, que poderá demorar entre 5 a 10 dias a completar.

O novo desafio terá uma novidade. Será feito em parceria com a também recordista alemã de kitesurf, Anke Brandt, que ligou o Bahrain a Abu Dhabi (489 km em 30 horas) e que este ano se junta para a maior travessia do mundo em dupla de kitesurf alguma vez realizada. Lufinha e Anke irão partilhar milhas em turnos intercalados de oito horas.

Para além dos mais diversos obstáculos (variações de vento, ondas e nuvens), a ligação Açores – Continente requer ainda mais bravura e resiliência por parte dos atletas, uma vez que, por exemplo, em caso de necessidade de salvamento e dada a grande distância de terra, um navio poderá demorar entre 1 a 2 dias a assegurar o resgate.

A acompanhar Lufinha e Anke desde a largada até à chegada ao continente, vai estar um barco de apoio (à vela e amigo do ambiente) com um médico, um fisioterapeuta, quatro skippers, um fotógrafo e um repórter de imagem.
Dependente de uma conjuntura meteorológica favorável, o waiting period desta odisseia tem início no final de Agosto, estando sujeito às previsões do Instituto Hidrográfico da Marinha, que diariamente monitoriza as condições no mar.

Esta odisseia, que será levada a cabo pelos dois recordistas, é a derradeira etapa do projeto de Francisco Lufinha “Portugal é Mar”, que pretende ligar o território português por mar em kitesurf.

Recorde-se que em 2013 completou a viagem Porto-Lagos (564 km em 29h), em 2014 ligou o ponto mais a sul do território português, as ilhas Selvagens ao Funchal (306 km em 12h) e em 2015 fixou um novo recorde do mundo entre Lisboa e a ilha da Madeira (874 km em 48h).

Esta odisseia conta com o patrocínio da Docapesca, CCL, Turismo dos Açores, Visit Portugal, Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa, MINI, entre outros parceiros.13/07/17 - Oeiras (POR) - Kitesurf Odyssey

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta