Fundação Gil Eannes – Programa visitas ao navio

0

A Fundação Gil Eannes continuará, no ano 2006/7, a promover as visitas ao navio, como forma de familiarizar os vianenses e outros visitantes com as históricas funções do emblemático navio-hospital, de os identificar com a tradição da construção naval em Viana do Castelo e de evocarem o trabalho aventuroso da faina da pesca do bacalhau de que o porto vianense era um dos principais e mais activos pólos.O navio continua a admitir visitas individuais, todos os dias, das 9H00 às 17H00, enquanto as vistas de grupos, escolares ou não, fazem-se no mesmo horário, mas apenas de segunda a sexta-feira. Estas estão sujeitas a marcação prévia e ao preenchimento de uma ficha. Essas inscrições podem fazer-se no próprio navio ou pelo telefone 258/ 809710, ou, ainda, pelo mail: fgileannes@cm-viana-castelo.pt.
Para visitas guiadas, os grupos escolares a partir do 1º ciclo devem ser constituídos por 25 alunos e um adulto acompanhante e tem a duração de 60 minutos. As visitas grupais de alunos do Pré-Escolar são constituídas por 25 elementos, acompanhados de 12 adultos e terão a duração de apenas 30 minutos.
Na sala de reuniões do navio, os grupos que assim o solicitarem podem visualizar dois documentários; um relacionado com o Gil Eannes e as suas funções como navio-hospital e outro alusivo à história do seu resgate do sucateiro, onde ia apodrecendo numa doca de Lisboa.
O documentário da história do navio intitula-se “Gil Eannes”, é da autoria do realizador Francisco Manso, tem a duração de 52 minutos e é preferencialmente dirigido a alunos (25) do 3º Ciclo e Secundário
O filme que documenta a história do resgate do navio e a sua vinda para Viana do Castelo, é realizado pela RTP2, apresentado por Prof. José Hermano Saraiva, tem a duração de 30 minutos e pode ser visualizado por estudantes a partir do 2º Ciclo.
A Fundação Gil Eannes serve-se também da realização de exposições para promover o navio e o seu antigo trabalho. Presentemente, está disponível até 31 de Dezembro de 2006, a exposição “Cartas e Instrumentos Náuticos”, onde se mostram 30 cartas de pesca e navegação relativas à Terra Nova e Gronelândia, sendo a mais antiga datada de 1852 e duas delas foram elaboradas no velho Gil Eannes que antecedeu o que presentemente está na doca de Viana do Castelo.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta