Fundação Mirpuri apresenta o único barco com bandeira portuguesa a participar na The Ocean Race

0

A Fundação Mirpuri acaba de apresentou, no passado dia 15 de novembro na Marina de Cascais, o único barco com bandeira portuguesa que irá participar na próxima e renovada edição The Ocean Race 2021-22, a mais antiga e prestigiada regata do mundo, numa cerimónia que contou com o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

O evento contou ainda com a presença do Presidente do Clube Naval de Cascais, Gonçalo Esteves, da Vereadora da Câmara Municipal de Cascais, para as áreas da Qualificação Ambiental, Alterações Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Cidadania e Participação, Joana Balsemão, do Presidente da The Ocean Race, Richard Brisius e do Team Manager da equipa que venceu a última edição da regata em 2017-18, e atual special advisor da equipa que representará a Fundação Mirpuri, Bruno Dubois.

Bruno Dubois

A equipa portuguesa que representará a Fundação Mirpuri ‘batizou’ o seu barco de regata Ocean Vo65 com a designação ‘Racing for the Planet’, na presença de mais de 200 convidados, entre os quais algumas personalidades internacionais de renome do mundo das competições náuticas.
A equipa promete não só competitividade e uma ativa luta pelo troféu, como se assume uma defensora da luta contra as alterações climáticas, pela sustentabilidade e pelos valores da Fundação, dando voz à campanha Racing for The Planet #StopClimateChange.
Nos últimos anos, temos vindo a assistir a condições climáticas extremas e ao aumento do nível do mar, com impacto para milhões de pessoas em todo o mundo. Sabemos que, se não agirmos rapidamente, a temperatura da superfície do planeta poderá subir três graus, provocando destruição e sofrimento ainda não quantificáveis, às populações e animais na Terra.
É com essa premissa que a Fundação Mirpuri participa na The Ocean Race, pela segunda vez consecutiva, com uma equipa que irá agora “navegar pelo Planeta”, continuando a integrar importantes iniciativas de sustentabilidade.

Recorde-se que a Fundação Mirpuri se tornou no principal parceiro de sustentabilidade da regata, bem como parceiro fundador do barco Turn the Tide on Plastic, na edição 2017-18. A campanha incidiu na luta contra os plásticos dos oceanos, assumindo um papel no inovador Programa de Sustentabilidade, desencadeando um movimento global contra a poluição do plástico, de forma a restaurar a saúde oceânica.

Paulo Mirpuri e João Paulo Rebelo

O Presidente da Fundação Mirpuri Paulo Mirpuri, referiu: “A nossa campanha baseia-se em evidências ciências e chamará a atenção, em termos simples, para aquilo que as melhores e mais conceituadas universidades e cientistas de pesquisa de todo o mundo, nos alertam há décadas”. E acrescenta: “Como este é um problema global, que não reconhece fronteiras internacionais, é necessária uma abordagem global ao problema”.
Para o Presidente da Fundação “Nos 30 meses seguintes à última edição da The Ocean Race, desde que a Fundação Mirpuri transmitiu a sua mensagem, a situação dos oceanos tem aparecido diariamente nos Media de todo o mundo. Como resultado, os governos estão a legislar, as empresas têm apoiado iniciativas contra a utilização do plástico. Ficamos muito felizes com isso, mas também aprendemos muito. Agora estamos de volta, desta vez, numa ‘Corrida pelo Planeta’, “Por um mundo melhor”, um mundo em que o respeito à vida selvagem e aos ecossistemas marinhos é mais importante do que os negócios. Mais importante que a política”.
A equipa “Racing for the Planet” irá competir na classe VO 65, projetada e construída para ser uma máquina de corrida competitiva e de alto desempenho. A introdução do One Design VO65 revolucionou a corrida na última edição, atingindo velocidades recordes, tendo a margem de vitória para a equipa vencedora ter sido de apenas de 16 minutos após 126 dias de regata. O evento de 2021 marcará a terceira volta ao planeta para a robusta frota VO65.
No final da apresentação, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo fez um reconhecimento em nome do Governo “à importância para todos nós e para o nosso país podermos contar com uma embarcação, uma equipa, numa das mais exigentes, mais competitivas competições de vela, do nosso Planeta”, acrescentando que “evidentemente há aqui um reconhecimento e um agradecimento muito elevado que tem que ser feito à Fundação Mirpuri, por isto poder acontecer.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta