FUNDO DA ALTOR – Compra Helly Hansen

0

 A Altor Fund II adquiriu a Helly Hansen, uma empresa norueguesa especializada em aparelhos técnicos e calçado desportivo e profissional. A Altor actua há três anos na aquisição de capital maioritário de médias empresas dos países nórdicos, com o objectivo de conseguir mais-valias e enriquecer as empresas do seu portfólio. O valor da transacção não foi divulgado e a sua concretização está ainda dependente da aprovação do regulador do sector.A compra da totalidade do capital da Helly Hansen à Investcorp poderá fortalecer a posição de mercado da Altor, já que aquela é uma marca global forte que aposta sobretudo no design. Hugo Maurstad, partner na sociedade de private equity (capital de risco) considerou que “a estratégia é dar continuidade à excelência operacional da marca e levá-la a crescer nos mercados onde está presente”.

A Hansen factura anualmente perto de 165 milhões de euros e emprega 600 trabalhadores na Europa, EUA e Ásia. A empresa tem actualmente três áreas centrais de actividade, com destaque para o desporto e lazer, onde actua na comercialização de aparelhos técnicos e calçado para desportos ao ar livre. No segmento profissional fornece aparelhos especializados e ainda se dedica ao fabrico e distribuição de vestuário de sobrevivência para a indústria do petróleo e do gás.
O presidente executivo da Helly Hansen, Jan Valdmaa, também vê ganhos nesta aquisição: “A Helly Hansen terá na Altor um forte parceiro com recursos financeiros e grande especialização, o que pode trazer mais apoio e futuro crescimento. A marca está numa fase de rejuvenescimento, liderando no design e inovando na sobrevivência, trabalho e desporto, onde tem uma herança única”.

Os fundos de private equity da Altor integram o Altor 2003, com um valor sob gestão de 650 milhões de euros, e o Altor Fund II, que ascende a 1,1 milhões. A sociedade emprega 24 colaboradores e está presente em Oslo (Noruega) e Estocolmo (Suécia). Os investimentos feitos em empresas variam entre 54,5 milhões de euros e 436 mil milhões e o seu objectivo é criar valor através do crescimento das mesmas, reposicioná-las estrategicamente e obter melhorias operacionais.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta