Furuno e Maxsea são parceiros na expedição Ribbing For Arctic

0

Furuno e MaxSea são parceiros Platinum da expedição Ribbing For Arctic, uma missão que visa consciencializar o público sobre as consequências das mudanças climáticas ao cruzar o Oceano Ártico numa embarcação semi-rígida (RIB), um desafio nunca antes tentado.

Esta parceria envolve a fornecedora de software marítimo MaxSea e o fabricante de equipamentos de eletrónica marítima Furuno através das suas subsidiárias Furuno França, Furuno Itália, Furuno Espanha e Furuno Grécia, que participam do projeto fornecendo equipamentos de eletrónica a bordo.

Sobre a expedição
O desafio de atravessar o gelado Oceano Ártico é enorme! Sem dúvida, a expedição “Ribbing for Arctic” é o destaque de 2022 nos eventos marítimos mundiais. É a primeira vez que um RIB recreativo navega pelo Círculo Polar Ártico, cruzando o Oceano Atlântico e a Passagem Noroeste.
Partindo das costas europeias neste verão, a tripulação a bordo de um barco Sea Fighter 36 de 10,85 metros quer chegar à Islândia, navegar para a Gronelândia e depois atravessar a mítica Passagem Noroeste localizada no norte do Canadá.
Durante a expedição, a tripulação documentará os efeitos das mudanças climáticas no ambiente marinho e na vida selvagem do Ártico. A Ribbing For Arctic visa aumentar a consciencialização sobre o problema do Ártico e destacar que a mudança climática é a maior ameaça do nosso século.

A escolha da Furuno e da Maxsea
De acordo com a tripulação: “Em uma missão tão exigente, é claro, o equipamento eletrónico apropriado é absolutamente necessário. Por isso escolhemos como parceiros a Furuno e a MaxSea, que oferecem equipamentos de alta qualidade com décadas de experiência e se destacam por seus produtos inovadores e altamente confiáveis que nos ajudarão a navegar com precisão e segurança em alto mar.
Para os responsáveis da expedição a utilização de um radar tem um papel fundamental, “…Não há dúvida de que o radar Furuno NXT é uma das ferramentas mais importantes que teremos nas nossas mãos durante esta expedição.
A informação que nos dará sobre qualquer objeto perigoso no mar e a consciência de tudo o que acontece fora de nossa vista, transmite confiança e uma grande sensação de segurança, dando-nos a capacidade de reagir rapidamente em todos os momentos.
O radar NXT será nosso terceiro olho nas exigentes condições climáticas que encontraremos, como a densa neblina que ocorre estatisticamente a cada quatro dias no Círculo Polar Ártico, especialmente ajudando-nos a detetar com precisão os muitos icebergues entre os quais devemos navegar com segurança.
A partir dos inúmeros testes que realizamos, ficou claro que o radar NXT ainda era capaz de detetar grunhidos, que são pequenos pedaços de gelo cortados em forma de icebergues que se projetam a alguns centímetros da superfície do mar. Além disso, será muito útil na deteção de passagens abertas no Oceano Ártico, onde será nosso guia definitivo”, confessa Thomas.
Por outro lado, o piloto automático, uma ferramenta essencial para economizar combustível, “…Para nós, o piloto automático NAVpilot 300 é uma excelente ferramenta de bordo, graças à sua absoluta precisão na navegação, permite-nos manter o rumo sem possíveis desvios causados por correntes, vento ou ondas.
Esta ferramenta permite-nos navegar por uma rota com menos milhas náuticas e um curso preciso. Essa vantagem garante uma economia significativa de combustível. Aliás, um instrumento de vital importância no cálculo e execução das nossas longas viagens diárias”, segundo Thomas.
Em relação ao software Timezero “…Sabendo que vamos navegar nos mares mais difíceis das latitudes do norte, onde os sistemas barométricos baixos estão quase sempre ao redor da Islândia e da Gronelândia devido às condições climáticas em rápida mudança, precisamos de um software de navegação confiável e fácil de usar para poder tomar decisões rápidas e seguras levando em consideração vários parâmetros. Por isso decidimos confiar na Timezero, que conta com mais de 30 anos de experiência…” segundo Carlos Santaella.

Mais informações em https://www.ribbingforarctic.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta