Glastron MX 175: Um excelente barco para iniciação, Uma pequena surpresa

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: Estaleiro.

Para famílias de espírito desportivo que se queiram iniciar na náutica de recreio, o Glastron MX 175 é uma excelente opção.

Para famílias de espírito desportivo que se queiram iniciar na náutica de recreio, as escolhas são muitas e variadas. A maioria dos construtores tem uma ou mais propostas, todas elas válidas, para este tipo de cliente que quer um barco de pequenas dimensões, fácil de navegar e de controlar, que requeira pouca manutenção, possível de rebocar, mas que transmita sensações de velocidade, conforto e segurança e no qual não se tenha de despender uma pequena fortuna.
As opções são muitas e uma vez decidido o tipo de utilização que se quer dar, o tipo de programas que se gostaria de fazer e o orçamento que se tem disponível para gastar, começa a verdadeira aventura de descobrir o mundo da náutica de recreio, os desportos aquáticos e os passeios descontraídos com a família, no mar ou na barragem.
A Glastron é um desses construtores que não só tem esse tipo de embarcações, com foi a partir do conceito de pequeno, mas potente, barco familiar que construiu a sua reputação.


Nos chamados runabouts esta marca oferece duas opções muito interessantes, na sua gama MX, o 170 com motor fora de borda, e o que foi experimentado, o MX 175, com motor interior.
A construção de todos os barcos da Glastron è única e muito robusta. São fabricados através do sistema computorizado VEC, desenvolvido pela marca e que consiste numa fabricação em molde, regulada por computador, à semelhança dos moldes de injecção/expansão utilizados nos produtos plásticos. Este processo faz com que toda a superfície de fibra tenha exactamente a mesma espessura e consequentemente a mesma resistência, não havendo assim zonas que estejam mais vulneráveis ao stress de utilização, ou mais frágeis. Além deste modo de fabricação, são ainda construídos somente em duas peças, casco e estrutura superior, o que oferece enorme rigidez, superior absorção de ruídos.
Quando vimos o MX 175 no atrelado, apercebemo-nos imediatamente da sua elegância, mas é dentro de água que se tem a noção completa do seu aspecto desportivo e do seu potencial.
Em suma o MX 175 representa um valor seguro, mantendo uma boa relação preço qualidade, fácil de manter, divertido e muito económico quando equipado com um motor de quatro cilindros de 3.0 litros. É um barco de muito fácil adaptação e bastante divertido para uma família com espírito desportivo que se queira iniciar nos prazeres na náutica de recreio.


A navegar
O Glastron MX 175 é um barco de elevada qualidade, com características muito especificas a ter em conta e sobretudo com performances que poderão conquistar para a vida, o recém-chegado ao mundo da náutica e dos barcos a motor.
A navegar o MX 175 foi uma pequena surpresa. O seu casco muito rígido faz com que este barco para “iniciados” seja muito mais refinado do que o que poderia parecer à primeira vista.
O nível de ruído é mínimo, tanto do motor, como da água no casco. Também as vibrações são quase inexistentes, em muito devido ao sistema de construção VEC, o que torna a navegação muito agradável e mais confortável. Este baixo nível de vibrações, somado à rigidez do casco e ao excelente desempenho do motor, um GL Volvo Penta de 3 litros e 135 Cv, torna o MX 175 muito performante e bastante rápido.
A velocidade de ponta chegou aos 38.5 nós, com duas pessoas a bordo e a rigidez do casco faz com que suportasse velocidades de cruzeiro mais elevadas do que o normal, colocando o MX 175 acima da média dos barcos da sua classe.
Pensamos que qualquer pessoa poderá pilotar este barco, pois a facilidade de manobra é muito grande graças à direcção assistida. A condução é fluida e a navegação suave. As curvas, mesmo as mais apertadas, são seguras e sem sobressaltos.


Interior
À popa o MX 175 está equipado com o tradicional solário por cima da tampa do motor, excelente para uns bons banhos de sol, havendo ainda uma boa plataforma de banhos que é uma boa base de partida para ski aquático ou wakeboard, com escada de acesso à água. Ainda à popa, mas já no poço, há um amplo e confortável banco para três pessoas. Tanto este banco como o solário tem bastante espaço de arrumação. De salientar o conveniente degrau incorporado na lateral do casco que permite um melhor acesso ao barco quando este está na praia.


Para um barco de entrada de gama, não muito volumoso, o MX 175 tem um deck bastante bom, não havendo entraves à circulação.
Já no posto de comando, o painel é bastante apelativo e bem equipado, muito idêntico ao tablier de um automóvel. Os bancos são verdadeiras poltronas e tanto a do piloto como a do passageiro são muitíssimo confortáveis e reguláveis em altura.
O para brisas oferece boa protecção e é construído em três partes iguais, sendo que a do meio abre, servindo de passagem para a vante. Exactamente nessa passagem, no chão, há um espaço para arrumação de skis e wakeboads.
À proa o desenho dos bancos é muito ergonómico e elegante, com espaço para três pessoas se sentarem confortavelmente e espaço de arrumação por baixo. Tudo isto mantendo um aspecto prático e desportivo.


O chão do poço é em fibra de vidro, com a opção de colocação de carpete. De salientar que todas as superfícies do barco são muito fácies de manter e de limpar.
O acesso ao compartimento do motor é feito através de uma porta que se encontra por trás do solário. Essa porta está equipada com dois pequenos hidráulicos o que faz que se levante sem esforço. Todos os pontos chaves do motor estão à vista e a serpentina da distribuição pode ser substituída sem problemas, recorrendo apenas ás ferramentas mais simples.


Ficha técnica
Modelo – MX 175
Origem – EUA
Construtor – Glastron
Comprimento total – 5.21 m
Boca – 2.24 m
Calado –1.12 m
Peso c/ motor – 1035 kg
Motorização – 3.0 GL Volvo Penta 135 Cv
Capacidade de combustível – 87L
Nº de pessoas a bordo – 5
Comercialização – Maré Alta – tel. 265541750

Medições
As velocidades registadas, com 2 pessoas a bordo, depósito de gasolina a ¾, deposito de água vazio:
A planar em 3,2 segundos
Dos 0 aos 21 nós em 8 segundos
750 rpm / 2,5 nós
1 000 rpm / 3,7 nós
1 500 rpm / 5,1 nós
2 000 rpm / 6,7 nós
2 500 rpm / 14,1 nós
3 000 rpm / 21 nós
3 500 rpm / 26,2 nós
4 000 rpm / 32,7 nós
4 500 rpm / 36,3 nós
4 800 rpm / 38,5 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta