Grupo Azimut / Benetti: Lidera Lista dos Maiores Construtores Mundiais

0

Copyright © Texto: Náutica Press. Fotos: Estaleiros.

O grupo italiano Azimut / Benetti foi considerado o maior construtor mundial de mega-iates, de acordo com a classificação da revista especializada em barcos Showboats International.


Benetti

A liderança do ranking por parte do construtor de barcos de luxo aconteceu pelo nono ano consecutivo, anunciou o grupo. A classificação baseia-se no número de encomendas de barcos acima dos 24 metros em todo o mundo, ou seja, na soma do comprimento de todos os barcos cuja construção já esteja em curso.
As contas do grupo, até Setembro de 2006, chegaram aos 10859 pés, o que em metros significa quase 3310 metros de embarcações. Ao todo, foram encomendados 93 iates neste período. Em relação a 2005, o portfólio da Azimut / Benetti cresceu 30%, uma expansão que o grupo quer consolidar nos próximos anos. Paolo Vitelli, o presidente do grupo, afirmou-se “extremamente satisfeito por ver que o grupo Azimut / Benetti foi o número um entre os produtores de iates de luxo pelo nono ano consecutivo. É um sinal do nosso crescimento constante e da fé que o mercado deposita em nós, o que é fundamental para nos mantermos líderes no sector de barcos de luxo”.


Viareggio

Os resultados anuais do grupo demostram precisamente esse crescimento: o valor da produção subiu 15%, para 701 milhões de euros, e as encomendas aumentaram mais de 30%. Já o investimento previsto para os anos entre 2008 e 2010 irá totalizar 220 milhões de euros (+ 45%). A Europa tem contribuído fortemente para a expansão do portfólio em construção, representando 52% das vendas totais. Os mercados emergentes, Médio oriente e Ásia, também têm ganho peso na quota de encomendas, representando já 16% do total. O mercado americano, por sua vez, contribuiu com uma fatia de 32%.

As marcas do grupo
Três marcas constituem o negócio da Azimut / Benetti: a Azimut Yachts, Benetti Yachts e Atlantis. Na marca da empresa Azimut imperam linhas de barcos entre 11,88 metros e 35,35 metros. A Open Azimut S é uma linha composta por iates entre 43 e 103 feet; a Flybridge tem duas gamas demarcadas pelo tamanho. Uma oscila entre 39 e 62 feet, e a outra ultrapassa os 68 feet, podendo ir até aos 116 feet.


Livorno


Moscovo

Dentro da marca Benetti, que a empresa passou a controlar em 1985, dominam as linhas composite, de 24 a 45 metros, e a aço, entre 50 e 70 metros. A Atlantis, marca criada após a fusão das duas empresas italianas, dispõe de uma oferta de barcos entre 35 e 45 feet (10,7 e 16,7 metros).

A rede de parceiros e distribuidores contribuiu em muito para alcançar a posição confortável que o grupo tem em todo o mundo. Os barcos circulam em 55 países e são vendidos através de 126 escritórios, uma marca difícil de alcançar. Os pontos de venda são importantes para distribuir o produto, mas também para dar o imprescindível apoio pós-venda aos clientes. No caso do sector marítimo, como se sabe, a especialização e o apoio técnico de qualidade são fulcrais.
O número de trabalhadores ascende a 2477, divididos entre os estaleiros de Avigliana, Fano, Livorno, Placenza e Viareggio. Na área de manutenção e reparações, operam ainda as unidades de Lusben Viareggio, Benetti Livorno, Atlantis Varazze e Azimut Benetti Fort Lauderdale.

O charter e o imobiliário
A área de chartering também não é de descartar no negócio dos italianos. Através da Fraser Yachts, empresa de consultoria, chartering e gestão de iates com quem a Azimut / Benetti tem uma aliança, o grupo oferece serviços de aluguer e apoio em todo o mundo. O imobiliário de luxo, através das marinas, é outro negócio estratégico e o ponto de partida para a diversificação. A marina di Varazze foi a última grande abertura com uma participação da Azimut / Benetti. Esta marina iniciou actividade no Verão, mas é apenas uma no portfólio do grupo, composto ainda por Viareggio, Moscovo e Livorno. Segundo um comunicado do grupo, estas duas devem abrir em 2007 e 2009, mas o futuro ditará novas aberturas no segmento. O aumento do número de compradores vai implicar a criação de novos espaços e ancoradouros.
A Azimut começou a operar no mercado italiano em 1969, com base no sonho de Paolo Vitelli de alugar barcos. A Amerglass foi o primeiro estaleiro que vendeu os barcos de com a marca criada por Vitelli. A Benetti, uma empresa com uma história bem mais comprida que a Azimut – começou a operar em 1873 – passou a ser controlada pela Azimut em 1985, ano de criação da marca Atlantis.

http://www.azimutyachts.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta