Grupo Azimut|Benetti eleva os padrões de segurança marítima

0

O Departamento de Investigação e Desenvolvimento do Grupo Azimut|Benetti e a empresa de tecnologia marítima WATCHIT desenvolveram o WATCHIT Eye, o primeiro sistema de prevenção de colisões para iates baseado em inteligência artificial, capaz de detetar obstáculos desde objetos flutuantes até embarcações e perigos subaquáticos.

O Grupo Azimut|Benetti apresenta o WATCHIT Eye, o revolucionário sistema de prevenção de colisões com base em inteligência artificial, concebido especificamente para a náutica de recreio. Esta tecnologia estabelece um novo nível de segurança no mar: a ideia surgiu no Departamento de I&D do Grupo Azimut|Benetti, e o desenvolvimento técnico foi realizado pela empresa de tecnologia marítima WATCHIT, liderada pelo antigo comandante naval e experiente capitão Tal Duvdevany.

O WATCHIT Eye não é apenas um exercício de inovação. É o resultado de um percurso partilhado de escolhas tecnológicas, testes, validação e aplicações no mundo real — uma tecnologia promissora que já equipa os novos modelos do Grupo e está disponível para instalação em toda a frota. O primeiro iate a apresentar esta tecnologia inovadora é o Azimut Fly 82, que teve a sua estreia mundial no Cannes Yachting Festival 2025, e foi depois exibido no Salão Náutico Internacional de Génova, juntamente com o Seadeck 7 Hybrid, o iate que representa o expoente máximo das inovações desenvolvidas pelo estaleiro e pelo Departamento de I&D do Grupo.

Concebido especificamente para o setor da náutica de recreio — onde colisões e encalhes são alguns dos principais riscos — o WATCHIT Eye representa uma mudança de paradigma na gestão de riscos no mar, centrando-se no tempo de alerta, e não apenas na distância ao obstáculo, fornecendo o aviso com a antecedência necessária para apoiar o capitão da melhor forma possível. Esta abordagem dá ao capitão tempo suficiente para reagir a obstáculos como embarcações, botes de apoio, semirrígidos e também pequenos objetos como caiaques, boias de marcação ou detritos flutuantes, além de riscos de encalhe, aumentando a segurança e reduzindo significativamente o risco de acidentes.

Após a primeira geração do sistema WATCHIT, a versão “Eye”, desenvolvida em conjunto com o Grupo Azimut|Benetti, utiliza um motor de IA para filtrar riscos reais e relevantes, combinando dados de vários sensores de bordo com um radar de imagem 4D dedicado e desenvolvido especificamente para o sistema, alertando o capitão apenas quando os obstáculos detetados representam um risco genuíno de colisão.

O motor de IA que suporta este sistema funciona em múltiplos níveis. Em primeiro lugar, foi concebido para emular o processo de tomada de decisão de um capitão experiente, atuando como um copiloto que realiza avaliações de risco em tempo real. Além disso, permite a recolha contínua de dados na cloud e a sua análise imediata, reconhecendo diferentes modos de navegação e adaptando o sistema de avisos ao contexto — manobras em porto, cruzeiro em mar aberto ou navegação em águas congestionadas. Graças a esta integração de informação, o sistema é capaz de identificar ameaças provenientes de qualquer direção e gerar alertas atempados que promovem elevados níveis de concentração e decisões rápidas, simplificando a navegação.

Além disso, o Radar de Imagem 4D de Alta Frequência, em comparação com radares e câmaras marítimas convencionais, oferece excelente deteção a curta distância, seguimento preciso e reconhecimento de alvos que não são afetados por nevoeiro, chuva ou escuridão, apresentando a melhor relação custo-desempenho.

“O desenvolvimento do WATCHIT Eye demonstra que o nosso Departamento de I&D não está apenas focado na integração das tecnologias mais avançadas em colaboração com os nossos parceiros, mas também em promover a adoção de soluções inovadoras provenientes de outros setores, de forma a melhorar os equipamentos a bordo e criar ferramentas que os proprietários de iates realmente necessitam. A introdução deste sistema representa um verdadeiro avanço na segurança da navegação, em linha com a missão do Grupo de combinar inovação e bem-estar a bordo”, comentou Alessandro Rossi, Chief Product Officer do Grupo Azimut|Benetti.

A WATCHIT traz segurança proativa para o mar, automatizando a deteção de riscos para que os capitães possam concentrar-se no que realmente importa: uma navegação segura e confiante”, afirmou Tal Duvdevany, CEO da WATCHIT. “Com o WATCHIT Eye, estamos a definir um novo padrão na forma como as embarcações compreendem o seu ambiente e reagem em tempo real.

Com o WATCHIT Eye, o Grupo Azimut|Benetti e a WATCHIT oferecem aos proprietários uma solução revolucionária que confirma, uma vez mais, o papel de liderança do Grupo em matéria de inovação e reforça a posição pioneira da WATCHIT como novo referencial global em segurança marítima.

Reconhecido pelo seu impacto positivo na melhoria da segurança da navegação, o novo sistema foi pré-selecionado para os prémios Boat Builder Awards 2025, na categoria “Solução Colaborativa entre um Construtor e o seu Parceiro da Cadeia de Fornecimento”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta