Grupo Bénéteau – Aposta em duas novas linhas para impulsionar crescimento

0

 O grupo francês Bénéteau vai criar duas novas linhas de barcos para impulsionar o seu crescimento em 2007, anunciou o presidente da empresa Bruno Cathelinais. O grupo, que quer consolidar a sua posição de maior construtor mundial de veleiros, com vendas de 858 milhões de euros, considera que a entrada em novos mercados é a chave para o crescimento no futuro e para o preenchimento das lacunas no seu extenso portfolio.


Uma das novidades é o Monte Carlo 37, um barco desportivo com design mediterrânico, da autoria de Pierangelo Andreani. Este modelo vai ser apresentado em Dezembro, no Paris Boat Show, e irá competir com o modelo da Jeanneau (outra empresa do grupo), que tem sido muito bem sucedida com a linha de barcos abertos a motor Prestige.
Na gama dos barcos entre os 18 e os 24 metros, onde a empresa não tem apresentado tantas novidades, espera-se agora a linha Bordeaux. Actualmente, a Bénéteau tem apenas barcos até aos 50 feet (15,24 metros), razão que levou o fundador da filial CNB, Dieter Gust, a anunciar o próximo passo. A produção do Bordeaux 60 já está em curso e os interessados podem esperá-lo em Março de 2007.
Os novos lançamentos vão incluir também o Trawler 52, o sucessor da versão 42 lançada no ano passado. Também a linha Jeanneau DC vai receber os modelos 36, 39 e o 42i (motor de injecção).
Os restantes lançamentos serão na linha dos iates Oceanis, de quarta geração, com o novo Oceanis 50 a ser revelado em Dezembro. O novo flagship (barco líder de frota) Lagoon 620 também faz parte dos planos da empresa, já que a linha de catamarans tem vindo a ter um notável crescimento.
Índia e China emergem. A Índia e a China são os novos mercados emergentes para o fabricante de barcos, países considerados alternativos perante a estagnação do mercado europeu e norte-americano. Cathelinais frisou, porém, que “a empresa ainda tem muito a fazer para optimizar a presença no Sul da Europa, apesar de estar a notar progressos no Leste Europeu, com o crescimento das vendas na Rússia”. A América do Sul também tem revelado potencial para o negócio, apesar de “as barreiras alfandegárias serem um forte entrave ao crescimento. Mas estaremos lá, caso haja um boom”.
Num mercado reavivado pela quebra dos preços e pelo aumento exponencial da produção, o responsável falou no investimento na nova unidade só para investigação e desenvolvimento em Vendée, onde a empresa tem trabalhado em moldes, na propulsão eléctrica e híbrida e em produtos desenvolvidos via computador.
Cathelineau prevê um crescimento de 3% em 2007. A Bénetéau tem uma história com mais de 120 anos e dispõe de 20 unidades em todo o mundo. Actualmente, estas instalações empregam 5400 trabalhadores, 80% dos quais se encontram em França.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta