A HanseYachts AG apresentou resultados consolidados preliminares sólidos para o período de janeiro a setembro de 2025. O volume de negócios atingiu 105 milhões de euros, e o resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) totalizou 4,9 milhões de euros.
O lucro consolidado ascendeu a 19,2 milhões de euros, influenciado também por efeitos de reestruturação.
Com estes resultados, a HanseYachts AG confirma o seu relançamento bem-sucedido após a aquisição por Andreas Müller e Hanjo Runde, prosseguindo um desenvolvimento positivo do negócio.
Após um recente período de incerteza no mercado, a procura aumentou significativamente. A empresa beneficia agora de uma situação estável de encomendas e de um acentuado crescimento da atividade de mercado.
Durante o verão, a empresa introduziu um regime de trabalho reduzido, que afetou cerca de 20% da sua capacidade total entre julho e outubro, como forma de se adaptar às condições de mercado. No entanto, graças ao forte volume de novas encomendas, a produção voltou a funcionar em plena capacidade, com turnos adicionais ao sábado planeados para responder à elevada procura.
O CEO da HanseYachts AG, Hanjo Runde, declarou “Estamos atualmente a assistir a uma evolução muito positiva em todas as marcas. O mercado está a reconhecer a nossa orientação estratégica clara e a força inovadora dos nossos novos modelos. É particularmente gratificante verificar que, após uma breve fase de consolidação, todas as nossas fábricas estão novamente a operar em plena capacidade.”
Um fator determinante para este sucesso tem sido o lançamento de novos modelos inovadores – em especial os Fjord 490 Open, Fjord 490 Sport e Hanse 590. Estes modelos receberam críticas amplamente positivas, reforçando a posição da HanseYachts AG como líder em inovação nos respetivos segmentos.
Andreas Müller, da Müller-Verwaltung, acrescentou “Os novos modelos representam tudo o que a HanseYachts simboliza: qualidade, design e paixão pela vela e pela náutica a motor. A resposta entusiástica do mercado a estes modelos é um forte sinal para o futuro da nossa empresa.”